Jesus e os fariseus: apontamentos sobre conflitos no cristianismo primitivo a partir do evangelho de Mateus

Autores

  • Marcelo Carneiro

Palavras-chave:

Conflitos

Resumo

Quando se fala de conflitos no cristianismo, muitas pessoas consideram um desvirtuamento do cristianismo original, identificando-se com o relato de Atos 2,42-47, onde o autor de Atos retrata uma Igreja pura, sem mácula e sem defeito. Mas o que essas mesmas pessoas não consideram é que o Novo Testamento está repleto de indícios justamente opostos a essa ideia, que mostram um movimento em conflito – seja internamente ou externamente. O próprio livro de Atos abandona a visão idealista da Igreja, e mostra essas crises, indicando sempre que apesar delas o Evangelho foi propagado por todo o Império Romano. Se formos sinceros o bastante para ler o Novo Testamento dentro desta lógica, perceberemos não somente esses conflitos no início, mas principalmente poderemos aprender com eles.

Referências

BORN, A. van den (Dir.). Dicionário Enciclopédico da Bíblia. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

FLUSSER, D. Jesus. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

GARCIA, P.R. O Sábado do Senhor teu Deus. O Evangelho de Mateus no Espectro dos Movimentos Judaicos do I Século. Tese doutoral. São Paulo, UMESP, 2001.

KOESTER. Introdução ao Novo Testamento 2. História e literatura do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulus, 2005.

MAZZAROLO, I. Evangelho de São Mateus. Ouvistes o que foi dito aos antigos...? Eu, porém, vos digo...! Coisas velhas e coisas novas! Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 2005.

MERZ,A.; THEISSEN,G.OJesusHistórico.Ummanual. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

OVERMAN, J.A. O Evangelho de Mateus e o Judaísmo Formativo. O mundo social da comunidade de Mateus. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

SALDARINI, A. Fariseus, Escribas e Saduceus na sociedade palestinense. São Paulo: Paulinas, 2005.

STEGEMANN, E.W. História Social do protocristianismo. Os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Paulo: Paulus, São Leopoldo: Sinodal, 2004.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

CARNEIRO, M. . Jesus e os fariseus: apontamentos sobre conflitos no cristianismo primitivo a partir do evangelho de Mateus. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 109, p. 53–60, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/410. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.