A leitura fundamentalista do Sl 91,11-12 em Mt 4,6 e Lc 4,10-11: um estudo exegético a respeito da instrumentalização mundana da Palavra de Deus
DOI:
https://doi.org/10.54260/eb.v40i150.1015Palavras-chave:
fundamentalismo bíblico, Salmos, Lucas, tentação de Jesus, DiaboResumo
Nos textos do Evangelho de Mt 4,6 e Lc 4,10-11 encontra-se um personagem diabólico, o tentador, citando o Sl 91,11-12, com o propósito de fazer o Cristo optar por um caminho de idolatria e corrupção, a via mais fácil para dominar tudo e a todos, vencendo qualquer poder hostil que anseia por impedir tal feito. Para fundamentar esta ideia, o diabo usa a religião e, até mesmo, de uma leitura distorcida da Palavra de Deus, como texto bíblico inspirado. Certamente, uma enganosa teodiceia que se resume numa representação de desejos vaidosos e/ou ideológicos. O personagem diabólico se comporta de maneira astuta, supostamente como vários líderes representantes de uma política mundana, capazes de adulterar o sentido profundo das Sagradas Escrituras a fim de propagarem suas ideologias mortais. Frente a complexidade da questão acerca do fundamentalismo, o presente estudo se abdica de uma investigação exaustiva desta problemática tão relevante dos tempos hodiernos, focando o seu interesse numa leitura exegética, teológica e pastoral da perícope de Lc 4,1-14a, sem esquecer de sublinhar o relato mateano das tentações. Contudo, o texto lucano oferece uma estrutura quiástica capaz de evidenciar com mais profundidade o tema do fundamentalismo bíblico e suas causas. De qualquer modo, ambos evangelistas apresentam a figura do diabo como um ser antagônico que deturpa o significado do Sl 91,11-12 a fim de tentar Jesus de Nazaré, o verdadeiro Filho de Deus que se torna enigmático à qualquer pessoa que decide ler a Palavra de Deus de forma desonesta.
Referências
ALETTI, Jean-Noël. L’arte di Raccontare Gesù Cristo: la scrittura narrativa del vangelo di Luca. Brescia: Queriniana, 1991.
DANKER, Frederick W. (ed.). A Greek-English lexicon of the New Testament and other early Christian literature. Chicago: University of Chicago Press, 2000.
BRUEGGEMANN, Walter. Teología del Antiguo Testamento: un juicio del Yahvéh. Salamanca: Sígueme, 2007.
CARRIÈRE, Jean-Marie. O livro do Deuteronômio: escolher a vida. São Paulo: Loyola, 2005.
FARRAR, Frederic William. The Gospel According to St Luke. Cambridge: Cambridge University Press, 1893.
GILLINGHAM, Susan E. O Messias nos Salmos: uma questão de história da recepção e o Saltério. In: DAY, John (org.). Rei e Messias em Israel e no Antigo Oriente Próximo. São Paulo: Paulinas, 2005.
GOLD, Michael; HABERMAN, Maggie. Trump’s Newest Venture? A $60 Bible. The New York Times, New York, 26 mar. 2024. Disponível em: https://www.nytimes.com/2024/03/26/us/politics/trump-bible.html. Acesso em: 16/05/2024 18:10 hrs.
GREEN, Joel B. The Gospel of Luke. Grand Rapids: William B. Eerdmans Publishing Company, 1997.
HAHN, Ferdinand. υἱόϛ, oũ, ὁ huios hijo*. In: BALZ, Horst; SCHNEIDER, Gerhard. Dicionário Exegético del Nuevo Testamento: vol. II (λ – ω). Salamanca: Sígueme, 1998. p. 1824-1856
JASPARD, Jean-Marie. Signification psycologique d’une lecture “fondamentaliste” de la Biblie. Revue Théologique de Louvain, Louvain, v. 37, 2006, p. 200-216. DOI: https://doi.org/10.2143/RTL.37.2.2017295
KISTEMAKER, Simon J. The structure of Luke's Gospel. Journal of the Evangelical Theological Society, v. 25, n. 1, p. 33-39, mar. 1982.
KSELMAN, John; BARRÉ, Michael. Salmos. In: BROWN, Raymond E.; FITZMYER, Joseph A.; MURPHY, Roland (org.). Novo Comentário Bíblico São Jerônimo: Antigo Testamento. São Paulo: Academia Cristã; Paulus, 2015. p. 1029-1086.
LEANDRO, Carlos André da Cruz. A persistente leitura fundamentalista da Bíblia. ReBiblica, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, p. 325-338, 2023. DOI: https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.ReBiblica.2596-2922.2023v4n8p529
LIMA, Narcélio Ferreira; SILVA, Valmor da. Fundamentalismo bíblico. In: BOMBASSARO, Luiz Carlos; NODARI, Paulo César (org). Humanidade: Futuro em comum. Fundação Fênix: Porto Alegre, 2023. p. 165-178. DOI: https://doi.org/10.36592/9786554600941-09
LOUDEN, Caleb T. The Chiastic Arrangement of the Lukan Temptation. The Journal of Inductive Biblical Studies, Wilmore, v. 4, n. 2, p. 129-154, 2017.
MCKENZIE, John L. Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulus, 1983.
MORAIS, Pedro da Silva. Diálogo e Cultura do Encontro: um itinerário cristão em tempos de fundamentalismo. Revista Eletrônica Espaço Teológico, São Paulo, v. 10, n. 17, p. 277-286, jan./jun, 2016.
NESTLE, Eberhard; NESTLE, Erwin; ALAND, Barbara; ALAND, Kurt; KARAVIDOPOULOS, Johannes; MARTINI, Carlo M.; METZGER, Bruce M. (ed.). Novum Testamentum Graece. 28. ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgeselschaft, 2012.
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A interpretação da Bíblia na Igreja: discurso de Sua Santidade o Papa João Paulo II e documento da Pontifícia Comissão Bíblica. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1994.
ROSSÉ, Gérard. Il Vangelo di Luca: commento esegetico e teologico. Roma: Città Nuova, 2001.
SAINT AUGUSTINE. Expositions of the Psalms 73-98. New York: The New City Press, 2002.
SCHÜRMANN, Heinz. Il Vangelo di Luca: parte prima. Commento ai capp. I,I-9,50. Brescia: Paideia, 1983.
SILVA, Cássio Murilo Dias da. Metodologia de exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2014.
SMITH, Charles A. Criteria for Identifying Chiasm of Design in New Testament Literature: Objective means of distinguishing chiasm of design from accidental and false chiasm. 2009. Dissertação (Doutorado de Filosofia em Artes) – Universidade de Bristol, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro da Silva Morais, Renato Gonçalves da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.