Desejo de poder opressor e desejo de riqueza: ídolos a expulsar da “casa” e do “caminho”
Palavras-chave:
desejo, casa e caminho, poder e possessão, serviço e partilhaResumo
As forças do mal, que se manifestam em diversos momentos e lugares pela ação do adversário do Reino de Deus, alimentam os desejos de poder e de riqueza na humanidade. O poder torna-se opressor e a riqueza injusta numa sociedade tentada por satanás. Jesus confronta-se com essas forças do mal até mesmo dentro do grupo de pessoas que lhe são mais próximas e que seguem o seu caminho. O desejo de ocupar os melhores lugares e ser o maior entre os demais sempre aflorou no meio dos discípulos e discípulas de Jesus, que tiveram de ser advertidos contra os interesses mundanos que carregavam. Serviço e partilha não são apenas alternativas ao poder e à posse, mas a única maneira humanizante de viver nossa potência de ser.
Referências
BELO, Fernando. Lecture Matérialiste de l’Evangile de Marc. Paris, 1975.
DIETRICH, Luiz José (org.). Ser é poder. São Leopoldo: CEBI; São Paulo: Paulus, 2002.
SOARES, Sebastião Armando Gameleira. Palavra da Cruz x ideologia: para que não se esvazie a Cruz de Cristo, da série “Palavra na Vida”, n. 99, São Leopoldo: CEBI, 1996.
SOARES, Sebastião Armando Gameleira; CORREIA JÚNIOR, João Luiz; OLIVA, José Raimundo. Evangelho de Marcos. São Paulo: Fonte Editorial, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Estudos Bíblicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.