Três palavras que fazem lembrar o Pe. José Comblin

Autores

  • Sebastião Armando Gameleira Soares Centro de Estudos Bíblicos em Pernambuco, Brasil

Palavras-chave:

Hermenêutica Bíblica, Jesus. Evangelho de Mateus, Religião Cristã, Ética, Pobres

Resumo

Pe. José, como era carinhosamente chamado por seus amigos e amigas, evoca uma era da História da Igreja, da História do Brasil e do Continente. Ele trazia como “tatuagem” em seu corpo de venerável ancião as nossas sofridas e doces lembranças, as nossas inapagáveis esperanças. Quando penso em Pe. José, lembro-me naturalmente de três aspectos que formavam a sua personalidade: testemunha da Tradição, genialidade e admirável sabedoria. É o que tento passar aqui, de minha experiência com ele. O presente texto é um recorte de artigo que foi lançado há exatos dez anos atrás, por ocasião dos 80 anos do Pe. José Comblin: “A esperança dos pobres vive” (Paulus, 2003).

Biografia do Autor

Sebastião Armando Gameleira Soares, Centro de Estudos Bíblicos em Pernambuco, Brasil

Bispo emérito da Igreja Anglicana. Fundador do Centro de Estudos Bíblicos em Pernambuco. Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Mestre em Ciências Bíblicas pelo Instituto Bíblico de Roma. Mestre em Filosofia pela Universidade Lateranense de Roma. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda.

Downloads

Publicado

16/10/2021

Como Citar

SOARES, S. A. G. . Três palavras que fazem lembrar o Pe. José Comblin. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 119, p. 317–323, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/278. Acesso em: 23 abr. 2024.