Corações fechados só enxergam demônios (Mc 3,22-30)

Autores

  • Vando Marques Gomes Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Palavras-chave:

Jesus, escribas, autoridade, poder, mal, demônios, Reino de Deus

Resumo

Jesus é apresentado por Marcos como alguém que tem poder e autoridade sobre as forças do mal. No entanto a perícope de Mc 3,22-30 mostra uma enérgica rejeição que sofreu por parte de alguns escribas. Ao acusarem Jesus de estar sob o domínio do mal e de agir em nome do príncipe dos demônios, eles elaboram uma verdadeira campanha para dissolver sua popularidade carismática, taumatúrgica e doutrinal. Este artigo é uma breve análise da autoridade e do poder de Jesus, reconhecidos pelas multidões e transmitidos até aos seus discípulos; como também das motivações e razões dos escribas para tentarem destruir a imagem de um homem que só passou fazendo o bem; e, ainda, das consequências inevitáveis que a dureza de coração traz para quem se torna caluniador do homem que Marcos apresenta como o Cristo, Filho de Deus.

Biografia do Autor

Vando Marques Gomes, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Especialista em Hermenêutica Bíblica pela Universidade Católica de Pernambuco, Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, Bacharel em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

BERGER, Klaus. É possível acreditar em milagres? São Paulo: Paulinas, 2004 (Coleção Bíblia e história).

BÍBLIA DE JERUSALÉM. 5ª edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulinas 2008.

DICIONÁRIO enciclopédico da Bíblia. Responsáveis científicos Pierre-Maurice Bogaert, Mathias Delcor, Edmond Jacob, Édouard Lipinski, Robert Martin-Achard, Joseph Ponthot. Tradução de Ary Estêvão Pintarelli, Orlando Bernardi. São Paulo: Loyola; Santo André: Paulinas; Paulus; Academia Cristã, 2013.

FABRIS, Rinaldo. O Evangelho de Marcos: tradução e comentários. In: BARBAGLIO, Giusepe; FABRIS, Rinaldo. Os Evangelhos – Volume I. São Paulo: Loyola, 1990.

HAUBECK, Wilfrid; SIEBENTHAL, Heinrich von. Nova chave linguística do Novo Testamento grego. São Paulo: Targumim, Hagnos, 2009.

McKENZIE, John L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 1983.

THEISSEN, Gerd; MERZ, Annette. O Jesus histórico: um manual. São Paulo: Loyola, 2002.

TUYA, Manuel de. Bíblia comentada, V: Evangelios. In: Bíblia comentada. Salamanca: Editora Católica S.A., 1964.

VERMÈS, G. Jesus, o judeu. São Paulo: Loyola, 1990.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

GOMES, V. M. Corações fechados só enxergam demônios (Mc 3,22-30). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 135, p. 327–337, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/102. Acesso em: 17 jul. 2024.