A ética da sustentabilidade e da re-inclusão uma leitura hermenêutica da parábola dos trabalhadores da undécima hora (Mt 20,1-16)

Autores

Palavras-chave:

Mateus, Parábola, Trabalho, Pobre, Justiça., Misericórdia

Resumo

O texto propõe uma reflexão em torno do mundo do trabalho e a diferença entre a forma de julgamento do ser humano e de Deus. Na lógica do lucro, os mais fortes, competentes e privilegiados ocupam os primeiros lugares exercendo uma força centrífuga de exclusão dos mais fracos. Seguindo a mesma lógica, os mais fortes esperam retribuições diferenciadas, pouco se importando com aqueles que estão sendo empurrados para fora das esferas da competição e sobrevivência. Na parábola dos trabalhadores da undécima hora o redator mateano nos mostra que no juízo de Deus deve estar a preocupação com a inclusão de todos e por isso o olhar divino sobre a produção humana é diferente: aos fortes a justiça e aos fracos a misericórdia.

Biografia do Autor

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Pós-doutor pela École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém. Doutor em Textos seletos dos Evangelhos Sinóticos pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro, Mestre em Exegese do Antigo Testamento - Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

BENOIT, P.; BOISMARD, M.-E. Synopse des Quatre Évangiles, v. II. Paris: Éditions Du Cerf, 1980.

GOMÁ, Isidro. El Evangelio según Mateo, v. II. Madrid: Marova, 1976.

MARGUERAT, Daniel. Le jugement dans l´Évangile de Matthieu. Genève: Labor et Fides, 1995.

MAZZAROLO, Isidoro. Evangelho de Mateus – Ouvistes o que foi dito aos antigos – coisas velhas e coisas novas. Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 2005.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

MAZZAROLO, I. . A ética da sustentabilidade e da re-inclusão uma leitura hermenêutica da parábola dos trabalhadores da undécima hora (Mt 20,1-16). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 117, p. 74–82, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/329. Acesso em: 29 mar. 2024.