O caminho por onde caminhamos

Autores

  • Carlos Mesters Centro de Estudos Bíblicos, Brasil
  • Francisco Orofino Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Palavras-chave:

Método, Movimento Popular, Leitura Popular da Bíblia, Pastoral bíblica

Resumo

O artigo faz um resumo da caminhada da pastoral bíblica no Brasil nestes últimos 35 anos, mostrando a estreita articulação entre os desafios enfrentados pelo Movimento Popular e as hermenêuticas da Leitura Popular da Bíblia. Os autores apontam os desafios de ontem e de hoje, enfrentados pelos grupos populares, auxiliando na elaboração de uma leitura bíblica que busca fortalecer a efetiva participação das pessoas e das comunidades nas reivindicações dentro da dinâmica da sociedade civil, buscando quebrar os instrumentos de domínio do sistema sócio-político dominante.

Biografia do Autor

Carlos Mesters, Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Cursou a Filosofia em São Paulo e foi fazer a Teologia em Roma, no Colégio Internacional Santo Alberto, em 1954.  Foi consagrado presbítero no dia 7 de julho de 1957. Formou-se em Teologia no Angelicum, a respeitada Faculdade Teológica dos dominicanos, em 1958. Em ciências bíblicas, formou-se primeiro, no Institutum Biblicum dirigido pelos jesuítas em Roma e, depois, na Escola Bíblica de Jerusalém, dos dominicanos.  Em 1962, voltou a Roma para defender tese junto à Pontifícia Comissão Bíblica.

Francisco Orofino, Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Leigo, professor de Teologia Bíblica em Nova Iguaçu (RJ) e assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e do ISER Assessoria (Instituto de Estudos da Religião).

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

MESTERS, C. .; OROFINO, F. . O caminho por onde caminhamos. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 114, p. 11–18, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/335. Acesso em: 27 nov. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)