A Leitura Orante da Bíblia como recurso pedagógico da Iniciação à Vida Cristã: o subsídio “No Caminho com Jesus” da Arquidiocese de Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54260/eb.v38i146.963

Palavras-chave:

Leitura Orante, Iniciação à Vida Cristã, Bíblia, querigma, mistagogia

Resumo

A presente comunicação visa apresentar a resposta pastoral da equipe de Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Londrina ao desafio da renovação da catequese após a publicação do Documento 107 da CNBB, especificamente com a proposição da re-ordenação dos sacramentos da iniciação cristã: Batismo – Crisma – Eucaristia, figurando, dessa forma, entre as dioceses brasileiras que se arriscaram a este trabalho. Vamos expor como a Arquidiocese tem atendido à orientação de inspiração catecumenal para que a Bíblia seja o livro catequético principal para o caminho da iniciação cristã dos seus catecúmenos e catequizandos, a partir do subsídio “No Caminho com Jesus”. O intuito fundamental do subsídio a ser considerado é a utilização da Leitura Orante da Bíblia como método para os encontros de catequese em todas as faixas etárias: adultos, jovens e adolescentes. Com essa metodologia em vista, inspirada na dinâmica dos Grupos Bíblicos de Reflexão, procurou-se atender à proposta de “des-escolarização” da transmissão da fé aos iniciandos cristãos em todas as paróquias da Arquidiocese. Passou-se da idéia de transmissão de conteúdos para a lógica da vivência celebrativa, querigmática e mistagógica da Palavra de Deus, cujo escopo é o encontro com a Pessoa de Jesus Cristo, através dos Evangelhos e da comunidade eclesial. Dessa decisão, decorreram outras iniciativas relevantes.

Biografia do Autor

Rodrigo Favero Celeste, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

Graduado em Filosofia (Faculdade Arquidiocesana de Filosofia), Bacharel em Teologia (Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção). Mestrando em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.

Referências

ANJOS FILHO, Alexandre Alves dos. Relatório de observação teológico-pastoral: os Grupos Bíbli-cos de Reflexão (GBR) na arquidiocese de Londrina. Belo Horizonte: [s.n.], 2021. Relatório apresen-tado à FAJE.

ARQUIDIOCESE DE LONDRINA. No Caminho Com Jesus: iniciação à Vida Cristã. Vol. 1: catecu-menato crismal. Londrina: [s. n.], 2020.

ARQUIDIOCESE DE LONDRINA. No Caminho Com Jesus: iniciação à Vida Cristã. Vol. 5: iniciação à vida cristã com adultos. Londrina: [s. n.], 2022.

BRANDES, Dom Orlando. Grupos bíblicos de Reflexão: subsídio para orientação. Arquidiocese de Londrina, 2014.

CARMO, Solange Maria. Catequese no mundo atual: crises, desafios e um novo paradigma para a catequese. São Paulo: Paulus, 2016.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Brasília: Edições CNBB, 2017a.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Iniciação à vida cristã: um processo de inspiração catecumenal. Brasília: Edições CNBB, 2009.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Itinerário catequético: iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal. 4. ed. Brasília: Edições CNBB, 2017b.

CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO. Ritual da Iniciação Cristã de Adultos. São Paulo: Pau-lus. 7. ed., 2011.

COSTA, Rosemary Fernandes da. Mistagogia hoje: o resgate da experiência mistagógica dos primei-ros séculos da Igreja para a evangelização e catequese atuais. São Paulo: Paulus, 2014.

LELO, Antonio Francisco. A iniciação cristã: catecumenato, dinâmica e testemunho. São Paulo: Paulinas, 2005.

LIMA, Luiz Alves. A catequese do Vaticano II aos nossos dias: a caminho de uma catequese a servi-ço da Iniciação à Vida Cristã. São Paulo: Paulus, 2016.

NERY, Israel José. Catequese com adultos e catecumenato: história e proposta. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2008.

PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. Diretório para a catequese. Brasília: Edições CNBB, 2020.

REINERT, João Fernandes. Paróquia e iniciação cristã: a interdependência entre renovação paro-quial e mistagogia catecumenal. São Paulo: Paulus, 2015. DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.25513

REVISTA DE CATEQUESE. São Paulo: Centro Universitário Salesiano de São Paulo. 1976- . ISSN 1676-2630.

SECRETARIADO NACIONAL DE LITURGIA. Catequese para a iniciação dos adultos. Fátima: Santuário de Fátima, 2016.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CATEQUETAS. A catequese a serviço da iniciação à vida cristã. Petrópolis: Vozes, 2018.

Downloads

Publicado

23/06/2023

Como Citar

FAVERO CELESTE, R. A Leitura Orante da Bíblia como recurso pedagógico da Iniciação à Vida Cristã: o subsídio “No Caminho com Jesus” da Arquidiocese de Londrina. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 38, n. 146, p. 223–236, 2023. DOI: 10.54260/eb.v38i146.963. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/963. Acesso em: 29 abr. 2024.