O Catecumenato e a Palavra de Deus

Autores

Palavras-chave:

Evangelho, Fé, Palavra de Deus, Catequese

Resumo

A experiência de fé é fruto da convivência humana, escuta atenta e abertura pessoal ao transcendente. A convivência humana se dá ao longo da história, no desenvolvimento das diferentes culturas e na relação de homens e mulheres envolvidos na ânsia de defender suas vidas diante dos perigos naturais que tornam mais próxima a realidade da morte. Pela escuta atenta, os seres humanos possuem a capacidade de reconhecerem-se mutuamente como membros de uma comunidade onde o mínimo para sua sobrevivência está pautado na escolha entre a fraternidade e o egoísmo, entre a liberdade e o domínio opressor. A fé, experiência pessoal e comunitária, é a disposição interna de acreditar em novas possibilidades de vida e superação ante o mal que aflige. Esta experiência é passível de transmissão e, além disso, de ser educada, por meio de um método, o Catecumenato, a partir dos relatos da Palavra de Deus.

Biografia do Autor

Ariél Philippi Machado, Faculdade Católica de Santa Catarina, Brasil

Especialista em Catequese – Iniciação à Vida Cristã pela Faculdade Católica de Santa Catarina, Especialista em Direito Administrativo pela Ucam-Prominas. Graduado em Teologia (Bacharelado) pela Faculdade Católica de Santa Catarina, em Filosofia (Bacharelado) pela Faculdade São Luiz e em Matemática  (Licenciatura) pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Coordenador do curso de Especialização em Catequese – Iniciação à Vida Cristã e do curso de Especialização em Mediação e acompanhamento pastoral de famílias pela Faculdade Católica de Santa Catarina.

Referências

AHUMADA. Enrique García. II. Salvação, redenção e libertação na Bíblia. In: PEDROSA, V. Maria et al. (Dir.). Dicionário de Catequética. São Paulo: Paulus, 2004.

ALBERICH, Emílio. Catequese evangelizadora: manual de catequética fundamental. São Paulo: Editora Salesiana, 2004.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões da Conferência de Puebla (DP): a evangelização no presente e no futuro da América Latina. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 1982.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição dogmática Dei Verbum (DV). In: Compêndio do Vaticano II: Constituições – Decretos – Declarações. Coordenação de Frederico Vier. Introdução de Boaventura Kloppenburg. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1973, p. 121-139.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretório Nacional de Catequese (DNC). 10. ed. São Paulo: Paulinas, 2011.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Segunda semana brasileira de catequese: catequese com adultos (2 SBC). São Paulo: Paulus, 2002.

CONGREGAÇÃO PARA O CLERO. Diretório Geral para a Catequese (DGC). São Paulo: Paulinas, 1998.

IGREJA CATÓLICA. Papa Francisco, 2013. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: a alegria do Evangelho. São Paulo: Paulinas, 2014 (A Voz do Papa, 198).

JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica pós-sinodal Catechesi Tradendae (CT) sobre a catequese no nosso tempo. Petrópolis: Vozes, 1980.

RATZINGER, Joseph. Introdução ao cristianismo. 8. ed. Tradução de Alfred J. Keller. São Paulo: Loyola, 2015.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

MACHADO, A. P. . O Catecumenato e a Palavra de Deus. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 138, p. 209–218, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/70. Acesso em: 23 abr. 2024.