O poder da comunicação narrativa da Boa-Nova em Mc 1,16-45

Autores

  • Carlos Frederico Schlaepfer Universidade Católica de Petrópolis, Brasil

Palavras-chave:

Palavra de Deus, Boa-Nova, Narrativa, Evangelho de Marcos, Catequese

Resumo

A narrativa de Mc 1,16-45, longe de ser apenas uma sequência de fatos que descrevem a prática da Boa-Nova na vida de Jesus, quer ser um importante instrumento catequético para os leitores e leitoras que formam a comunidade cristã para quem o autor escreve. O presente artigo1 analisa esta narrativa em Marcos, dentro de duas perspectivas. Uma teológica bíblica, buscando os elementos próprios que o Evangelho procura transmitir dentro da sua proposta cristológica. Outra numa perspectiva bíblica pastoral, onde se observa o alcance catequético desta narrativa não só para a época do autor, mas hoje em nossas comunidades.

Biografia do Autor

Carlos Frederico Schlaepfer, Universidade Católica de Petrópolis, Brasil

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessor do Centro de Estudos Bíblicos, professor do curso de animação bíblica da pastoral, professor do Curso teologico ministerial, professor do Instituto Bíblico Pastoral Redemptoris Mater, professor do Instituto de Filosofia e de Teologia Paulo VI, professor adjunto da Universidade Católica de Petrópolis e professor do Instituto Teológico Franciscano.

Referências

CNBB. Caminhamos na estrada de Jesus: O Evangelho de Marcos. São Paulo: Paulinas, 1996.

MATEOS, Juan; CAMACHO, Fernando. Evangelho, figuras e símbolos. São Paulo: Paulinas, 1992.

MAZZAROLO, Isidoro. Evangelho de Marcos: Estar ou não com Jesus. Rio de Janeiro, Mazzarolo editor, 2004.

MESTERS, Carlos; LOPES, Mercedes. “Caminhando com Jesus. Círculos Bíblicos do Evangelho de Marcos (1ª parte – Mc 1,1–8,21)”, in: A Palavra na Vida, n. 182/183, 2003, p. 13-37.

SCHLAEPFER, Carlos. “Estar dentro ou fora da família de Jesus: Uma opção radical”, in Estudos Bíblicos, n. 85, 2005, p. 63-79.

______. “A ética do seguimento em torno da casa de Jesus”, in Estudos Bíblicos, n. 77, 2003, p. 39-48.

Downloads

Publicado

10/10/2021

Como Citar

SCHLAEPFER, C. F. O poder da comunicação narrativa da Boa-Nova em Mc 1,16-45. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 33, n. 132, p. 81–94, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/166. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>