Os “ídolos” no cristianismo primitivo: o ídolo não é nada, não salva e não é capaz de ouvir os clamores dos pobres

Autores

  • Benedito Clovis Centro de Estudos Bíblicos, Brasil
  • Orides Bernardino Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Palavras-chave:

ídolos, idolatria, cristianismo primitivo, projeto de vida, projeto idolátrico

Resumo

Os autores procuram conversar sobre os “ídolos” no cristianismo primitivo, iniciando com a questão: qual Deus é o verdadeiro e onde Deus está? Seguem a conversa procurando entender o significado de “ídolos” e a caminhada do cristianismo primitivo que fez a experiência de um Deus justo, rico em misericórdia e que não rejeita o povo que o escolheu, deixando de lado o ídolo que não salva e não é capaz de ouvir os clamores dos pobres.

Biografia do Autor

Benedito Clovis, Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Membro do Centro de Estudos Bíblicos de Santa Catarina.

Orides Bernardino, Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Mestre em Teologia, com ênfase em Religião e Educação (Leitura e Ensino da Bíblia) pelas Faculdade EST. Membro do Centro de Estudos Bíblicos de Santa Catarina.

Referências

ASSMANN, H. e HINKELAMMERT, Franz J. Idolatria do Mercado. São Paulo: Vozes, 1989.

FROMM, Erich. O Conceito Marxista do Homem. 8ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

GUTIÉRREZ, G. O Deus da vida. São Paulo: Loyola, 1990.

LOHFINK, Norbert. Il Dio violento dell’Antico Testamento e la ricerca d’una società non-violenta. La Civiltà Cattolica, 135, n. 3211, abril 1984.

MANGONI, José. Violência e idolatria no cristianismo: Uma leitura da invasão cristã europeia a partir da crítica da religião de Feuerbach e da concepção bíblica de Deus. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Faculdade de Teologia. Porto Alegre, 1999. Disponível em: < http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5295> Acesso em 15/06/2014.

PIKAZA, X. e SILANES, N. (dir.). Dicionário teológico: o Deus cristão. São Paulo: Paulus, 1993.

RODRIGUES, José Raimundo. O problema da idolatria nas tradições legal e profética: um problema ético-teológico sempre atual. In: Interações: Cultura e Comunidade. Uberlândia:

Faculdade Católica de Uberlândia, 2011, vol. 6, núm. 9, p. 53-74. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313027315004> Acesso em 17/05/2014.

SEGUNDO, Juan Luís. O homem de hoje diante de Jesus de Nazaré: fé e ideologia. v. I. São Paulo: Paulinas, 1985.

SOBRINO, Jon. O aparecimento do Deus da vida em Jesus de Nazaré. In: RICHARD, P.; CROATTO, S.; PIXLEY, J.

SOBRINO, Jon. Reflexiones sobre el significado del ateismo y la idolatria para la teologia. Revista Latinoamericana de Teologia, n. 7, janeiro/abril. San Salvador, 1986.

Downloads

Publicado

13/10/2021

Como Citar

CLOVIS, B.; BERNARDINO, O. Os “ídolos” no cristianismo primitivo: o ídolo não é nada, não salva e não é capaz de ouvir os clamores dos pobres. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 31, n. 124, p. 395–404, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/207. Acesso em: 31 jan. 2023.