O profeta Sofonias e a reforma de Josias

Autores

  • Celso Loraschi Faculdade Católica de Santa Catarina, Brasil

Palavras-chave:

reforma religiosa, denúncia profética, protagonismo dos pobres, nova ordem social

Resumo

Este artigo enfoca o movimento profético de Sofonias relacionado com a reforma religiosa levada a termo pelo rei Josias no ano 622 aC. A situação histórica naquele momento exigia profundas mudanças sociais. O projeto oficial, porém, não respeitou as aspirações e os direitos dos empobrecidos da cidade e da roça. De fato, a reforma josiana restringiu-se à destruição dos lugares de culto não javista espalhados pelas vilas e promoveu a centralização no templo em Jerusalém. A intolerância com as práticas religiosas diferentes promoveu uma religião que cimentou a estrutura sóciopolítica-econômica expansionista e de dominação de um grupo de privilegiados sobre a maioria. O profeta Sofonias revela que a idolatria não se restringe aos cultos a outros deuses ou deusas, mas revela-se, sobretudo, na situação de injustiça e nos mecanismos de opressão que privam o povo de seu direito à vida digna.

Biografia do Autor

Celso Loraschi, Faculdade Católica de Santa Catarina, Brasil

Mestre em Teologia Dogmática com concentração em Estudos Bíblicos pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Professor de Estudos Bíblicos nos Cursos de Extensão e Pós-Graduação na Faculdade Católica de Santa Catarina.

Referências

ANDERSON, Ana Flora e GORGULHO, Gilberto. Os profetas e a luta do povo. São Paulo: Departamento Regional de Comunicações, Região Episcopal Ipiranga, 1986.

BALANCIN, Euclides e STORNIOLO, Ivo. Como ler o livro de Sofonias. São Paulo: Paulinas, 1991.

BONORA, Antônio. Naum, Sofonias, Habacuc, Lamentações. Col. Pequeno Comentário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1993, p. 95-114.

GALLAZZI, Sandro. Israel na história: seu povo, sua fé, seu livro. São Leopoldo: CEBI, 2011.

GORGULHO, Gilberto. Sofonias e o valor histórico dos pobres. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana n. 3. Petrópolis: Vozes, São Paulo: Metodista e São Leopoldo: Sinodal, 1989, p. 26-35.

MESTERS, Carlos; SCHWANTES, Milton. Profeta: saudade e esperança. A Palavra na Vida n. 17 e 18. Belo Horizonte: CEBI, 1989, p. 18-23.

NAKANOSE, Shigeyuki. Uma história para contar. A Páscoa de Josias. São Paulo: Paulinas, 2000.

PIXLEY, Jorge. A história de Israel a partir dos pobres. Petrópolis: Vozes, 1989.

SCHWANTES, Milton. Breve história de Israel. São Paulo: Oikos, 2008.

SICRE, José Luis. A justiça social nos profetas. Col. Novo Comentário Bíblico. São Paulo, Paulinas, 1990, p. 426-455.

SOARES, Sebastião. Sofonias, filho de negro, profeta dos pobres da terra. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana n. 3. Petrópolis: Vozes, São Paulo: Metodista e São Leopoldo: Sinodal, 1989, p. 21-25.

WILSON, Robert R. Profecia e sociedade no antigo Israel. São Paulo: Paulinas, 1993.

BÍBLIA DE JERUSALÉM, 2ª edição. São Paulo: Paulinas, 1985.

Downloads

Publicado

19/10/2021

Como Citar

LORASCHI, C. . O profeta Sofonias e a reforma de Josias. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 116, p. 47–55, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/302. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>