Deus visitou o seu povo dando-lhe pão: a luta pela sobrevivência no livro de Rute

Autores

Palavras-chave:

Rute, moabita, estrangeiro, pão

Resumo

O livro de Rute narra a trajetória de uma família que precisou migrar para fora da Terra Prometida a fim de sobreviver. A esperança de uma nova vida surgiu quando, em terra longínqua, algumas mulheres ficam sabendo que “Deus tinha visitado seu povo dando-lhe pão” (Rt 1,6). No texto de Rute, transparece a bondade de Deus para com os mais necessitados. A visita que Deus faz a essas mulheres lhes traz a possibilidade de uma longa duração de vida, quer porque passam da condição de uma vida de penúria para uma vida de fartura que lhe dá condições dignas de subsistência ou porque prolongam a sua existência ao conceber um filho capaz de lhe garantir uma posteridade, colaborando com o projeto salvífico de Deus na história até a vinda do Messias. Deus não faz acepção de pessoas! Deus aceita todos os que a Ele recorrem, ou melhor, “se refugiam sob suas asas” (Rt 2,12). O cuidado de Deus para com a viúva e a estrangeira evidenciam a opção preferencial pelos pobres.

Biografia do Autor

Patrícia Zaganin Rosa Martins

Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Referências

BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2003.

BROWN, R.; FITZMYER, J. A.; MURPHY, R. E. Novo Comentário Bíblico São Jerônimo: Antigo Testamento. Santo André: Academia Cristã; São Paulo: Paulus, 2012.

CRB. Sabedoria e poesia do povo de Deus. São Paulo: Loyola, 1993.

CROCETTI, G. Josué, Juízes e Rute. São Paulo: Paulinas, 1985.

EPSZTEIN, L. A justiça social no Antigo Oriente Médio e o povo da Bíblia. São Paulo: Paulinas, 1990.

FISCHER, J. A. Rute. In: BERGANT, D.; KARRIS, R. J. (Orgs.). Comentário Bíblico (Volume II). São Paulo: Loyola, 1999.

MARTINS, P. Z. R. A visita de Deus: fundamentos bíblicos e ação pastoral. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado em Teologia). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.

MCKENZIE, J. L. Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulus, 1983.

MESTERS, C. Como ler o Livro de Rute: pão, família, terra. São Paulo: Paulinas, 1991.

SIMÕES, C. A.; MARTINS, P. Z. R. De Belém virá uma esperança: Miquéias 5,1-3. In: ROSSI, L. A. S. (Org.). Miquéias: memórias libertadoras de um líder camponês. São Paulo: Paulinas, 2016.

TRADUÇÃO Ecumênica da Bíblia. São Paulo: Loyola, 1994.

VAUX, R. Instituições de Israel no Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2004.

VIRGULIN, S. Rute. In: BALLARINI, P. T. (Org.). Introdução à Bíblia (II/2). Petrópolis: Vozes, 1976.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

MARTINS, P. Z. R. . Deus visitou o seu povo dando-lhe pão: a luta pela sobrevivência no livro de Rute. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 137, p. 57–70, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/78. Acesso em: 29 mar. 2024.