O estrangeiro e o Templo
Palavras-chave:
Templo, estrangeiro, peregrinoResumo
Este texto tem por objetivo refletir a respeito da expressão “casa de oração para todos os povos” a partir da realidade do peregrino galileu. Pretende mostrar também que o estrangeiro no contexto judaico deveria ser sempre bem-vindo, porém o sistema religioso tornou-se exclusivista, impondo ao estrangeiro condições e exigências que o mantinham fora do acolhimento no Templo. Jesus se posicionou contra essas barreiras, reclamando o caráter inclusivo e acolhedor para com o estrangeiro, defendendo um templo aberto a todas as nações. O Templo deveria ser universal. Uma casa de oração a Deus tem de transcender as barreiras culturais e étnicas. Tem de ser inclusiva e culturalmente aberta. O Templo não deveria ser exclusivo dos judeus, deve ser de todos os povos.
Referências
AZEVEDO, Walmor Oliveira. Comunidade e missão no Evangelho de Marcos. São Paulo: Loyola, 2002.
CAMPOS, Leonildo S. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis; São Paulo: Vozes; Simpósio, UMESP, 1997.
CROSSAN, John Dominic. O Jesus Histórico. A vida de um camponês judeu do Mediterrâneo. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
DELORME, J. Leitura do Evangelho Segundo Marcos. São Paulo; Paulinas, 1985.
FIORENZA, Elisabeth Schüssler. As origens cristãs a partir da mulher. São Paulo: Paulus, 1992.
FREYNE, Sean A. A Galileia, Jesus e os Evangelhos: Enfoques literários e investigação histórica. São Paulo: Loyola, 1996 (Bíblica Loyola, 18).
JEREMIAS, Joaquim. Jerusalém no tempo de Jesus: Pesquisa de história econômicosocial no período neotestamentário. São Paulo: Paulinas, 1983.
KÜMMEL, Werner Georg. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1982.
LOHSE, Eduard. Introdução ao Novo Testamento. São Leopoldo: Sinodal, 1980.
MALHERBE, Abraham J. (Org. e trad.) The Cynic Epistles. Missoula: Scholars Press, 1977.
MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 2005.
MOXNES, Halvor. A Economia do Reino: conflito social e relações econômicas no evangelho de Lucas. São Paulo: Paulus, 1995.
MYERS, Ched. O Evangelho de São Marcos. São Paulo: Paulinas, 1992.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. “Os primeiros cristãos e o mundo urbano: a importância da cidade no surgimento das comunidades cristãs”. In: Culturas e Cristianismos, São Paulo: Loyola, 1999.
SCHÜRER, Emil. Historia del pueblo judio en tiempos de Jesus 175 a.C.-135 d.C. Tomo II. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1979.
SILVA, Cássio Murilo Dias; RABUSKE, Irineu J. Evangelho e Atos dos Apóstolos. Novíssima tradução dos originais. São Paulo: Loyola, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos Bíblicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.