O estrangeiro e o Templo

Autores

  • Clemildo Anacleto da Silva Centro Universitário Metodista, Brasil
  • Sydney Farias da Silva

Palavras-chave:

Templo, estrangeiro, peregrino

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir a respeito da expressão “casa de oração para todos os povos” a partir da realidade do peregrino galileu. Pretende mostrar também que o estrangeiro no contexto judaico deveria ser sempre bem-vindo, porém o sistema religioso tornou-se exclusivista, impondo ao estrangeiro condições e exigências que o mantinham fora do acolhimento no Templo. Jesus se posicionou contra essas barreiras, reclamando o caráter inclusivo e acolhedor para com o estrangeiro, defendendo um templo aberto a todas as nações. O Templo deveria ser universal. Uma casa de oração a Deus tem de transcender as barreiras culturais e étnicas. Tem de ser inclusiva e culturalmente aberta. O Templo não deveria ser exclusivo dos judeus, deve ser de todos os povos.

Biografia do Autor

Clemildo Anacleto da Silva, Centro Universitário Metodista, Brasil

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Licenciado em Filosofia. Professor no Programa de Pós-graduação do Centro Universitário Metodista – IPA.

Sydney Farias da Silva

Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia.

Referências

AZEVEDO, Walmor Oliveira. Comunidade e missão no Evangelho de Marcos. São Paulo: Loyola, 2002.

CAMPOS, Leonildo S. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis; São Paulo: Vozes; Simpósio, UMESP, 1997.

CROSSAN, John Dominic. O Jesus Histórico. A vida de um camponês judeu do Mediterrâneo. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

DELORME, J. Leitura do Evangelho Segundo Marcos. São Paulo; Paulinas, 1985.

FIORENZA, Elisabeth Schüssler. As origens cristãs a partir da mulher. São Paulo: Paulus, 1992.

FREYNE, Sean A. A Galileia, Jesus e os Evangelhos: Enfoques literários e investigação histórica. São Paulo: Loyola, 1996 (Bíblica Loyola, 18).

JEREMIAS, Joaquim. Jerusalém no tempo de Jesus: Pesquisa de história econômicosocial no período neotestamentário. São Paulo: Paulinas, 1983.

KÜMMEL, Werner Georg. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1982.

LOHSE, Eduard. Introdução ao Novo Testamento. São Leopoldo: Sinodal, 1980.

MALHERBE, Abraham J. (Org. e trad.) The Cynic Epistles. Missoula: Scholars Press, 1977.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 2005.

MOXNES, Halvor. A Economia do Reino: conflito social e relações econômicas no evangelho de Lucas. São Paulo: Paulus, 1995.

MYERS, Ched. O Evangelho de São Marcos. São Paulo: Paulinas, 1992.

NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. “Os primeiros cristãos e o mundo urbano: a importância da cidade no surgimento das comunidades cristãs”. In: Culturas e Cristianismos, São Paulo: Loyola, 1999.

SCHÜRER, Emil. Historia del pueblo judio en tiempos de Jesus 175 a.C.-135 d.C. Tomo II. Madrid: Ediciones Cristiandad, 1979.

SILVA, Cássio Murilo Dias; RABUSKE, Irineu J. Evangelho e Atos dos Apóstolos. Novíssima tradução dos originais. São Paulo: Loyola, 2011.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

SILVA, C. A. da .; SILVA, S. F. da . O estrangeiro e o Templo. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 134, p. 160–174, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/112. Acesso em: 19 abr. 2024.