Jesus entre o caminho e o templo: estudo a partir da parábola do Samaritano em Lc 10,29-37

Autores

Palavras-chave:

peregrinações, cristianismo, seguimento, espiritualidade

Resumo

O texto traz à tona o tema da espiritualidade do caminho com foco nas peregrinações acontecidas em suas várias formas. A parábola do Samaritano (Lc 10,29-37) mostra com clareza qual é o chão da peregrinação cristã. A misericórdia para com os caídos à beira do caminho é um sinal vivo do Evangelho de Jesus de Nazaré. Olhando as peregrinações a partir da parábola do samaritano Lc 10,29-37, podemos situar como, a partir do Evangelho, o caminho e o templo correspondem a duas espiritualidades que se completam e se conflitam. Essa espiritualidade corresponde a uma mística do caminho. As peregrinações na história do cristianismo tem sido uma forte fonte de inspiração para várias experiências místicas do caminho. De várias formas as peregrinações procuram viver dimensões essenciais do Evangelho que remontam ao cristianismo das origens. Percebe-se que descobrir a vida peregrina é descobrir um tesouro. Jesus compara o Reino de Deus a alguém que descobre um tesouro, deixa-o escondido, vende tudo e volta para comprá-lo; ou a um comerciante de pérolas que descobre uma valiosa, vende tudo o que tem e compra tal pérola. Essa parábola pode ser associada a cada peregrino e peregrina que descobre e garimpa pérolas em cada pessoa que conhece.

Biografia do Autor

José Artur Tavares de Brito, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Curso de Teologia na Universidade Católica de Pernambuco e integrante do Instituto Humanitas UNICAP. Pesquisador do Grupo de pesquisa UNICAP/CNPq Religiões, identidades e diálogos, na linha de pesquisa Diálogos inter-religiosos.

Referências

BALBINOT, Egídio. Liturgia e Política. A dimensão da liturgia nas romarias da terra de Santa Catarina. Chapecó: Ed. Grifos, 1998.

BARROS, Marcelo; PEREGRINO, Artur. A Festa dos Pequenos: Romarias da Terra no Brasil. São Paulo: Paulus, 1996.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo, Ed. Paulinas, 1985.

COMBLIN, José. O Caminho: ensaio sobre o seguimento de Jesus. São Paulo: Paulus, 2005.

______. Padre Ibiapina. Coleção Homens e Mulheres do Nordeste. São Paulo: Paulinas, 1983.

DOORNIK, N.G. Francisco de Assis. Petrópolis: Vozes, 1977.

DUMOULIN, Annette. Romeiros/as e romarias em Juazeiro do Norte. Estudos Bíblicos, n. 28, p. 42-53, 1990.

CAMARA, Helder. Missão é partir, caminhar... Família Cristã. São Paulo: Paulinas, ano 75, n. 879, mar./2009.

PEREGRINO RUSSO (O): Três relatos inéditos. São Paulo: Paulus, 1986.

RELATOS DE UM PEREGRINO RUSSO. São Paulo: Paulus, 1983.

REGRA DE SÃO BENTO (A). Juiz de Fora: Edições Subiaco, 2002, p. 155.

PEREGRINO, Artur. “O que escutei do padre Comblin...” Paralellus, Recife, v. 4, n. 7, p. 33-41, jan./jun. 2013.

Downloads

Publicado

12/10/2021

Como Citar

BRITO, J. A. T. de . Jesus entre o caminho e o templo: estudo a partir da parábola do Samaritano em Lc 10,29-37. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 32, n. 127, p. 317–330, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/178. Acesso em: 18 abr. 2024.