O evangelho do Padre Comblin

Autores

Palavras-chave:

Ensinamentos, Peregrinações, Missão, Profetismo, Esperança e amor

Resumo

Este artigo tem o objetivo de fazer uma aproximação do Evangelho segundo Marcos com a vida do Padre Comblin, como também relatar as últimas palavras do Padre Comblin acerca do Caminho e de como fazer para continuar a fidelidade no seguimento de Jesus. O ponto de partida para sua elaboração foi o encontro entre o Grupo de Peregrinas e Peregrinos do Nordeste – GPPN e o Padre Comblin, alguns meses antes de fazer sua passagem, ocorrida no dia 27 de março de 2011. O método utilizado
foi o etnográfico, que possibilitou a vivência, a observação, bem como a descrição detalhada de peregrinação com o GPPN (utilizando o Diário de Peregrinação) e o encontro com o Padre Comblin, ocorrido na peregrinação à beira do Rio São Francisco, em julho de 2010. Identificou-se o Padre Comblin como grande amigo do povo peregrino e por isso muito carinhoso conosco que fazíamos peregrinações pelo Nordeste. Chamou-nos a atenção o testemunho da sua vida, correspondendo à eficácia evangélica,
na luta para melhorar as condições de vida do povo; a gratuita presença solidária no meio popular gerando processos libertadores, alimentando e dando consistências às lutas econômicas e políticas.

Biografia do Autor

José Artur Tavares de Brito, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Curso de Teologia na Universidade Católica de Pernambuco e integrante do Instituto Humanitas UNICAP. Pesquisador do Grupo de pesquisa UNICAP/CNPq Religiões, identidades e diálogos, na linha de pesquisa Diálogos inter-religiosos.

Referências

BARROS, Marcelo; PEREGRINO, Artur. A Festa dos Pequenos: Romarias da Terra no Brasil. São Paulo: Paulus, 1996.

BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 1990.

CASALDÁLIGA, Pedro. Poesia Eu morrerei de pé como as árvores. Brasil de fato: Uma visão popular do Brasil e do mundo. 12 dez. 2012. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/11378>. Acesso em: abr. 2013.

COMBLIN, José: O Espírito Santo e a Tradição de Jesus (obra póstuma). São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2012.

______. O Caminho: ensaio sobre o seguimento de Jesus. São Paulo: Paulus, 2005.

______ (Trad.). Relatos de um Peregrino Russo. São Paulo: Paulus, 2007. (Coleção Oração dos Pobres).

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

PEREGRINO, Artur (Org.). Diário da Peregrinação do Grupo de Peregrinas e Peregrinos do Nordeste – GPPN. Peregrinação de Bom Jesus da Lapa para Ibotirama, BA. Caminhada beirando o Rio São Francisco, 2010.

SABINO, Fernando. Poesia. São Paulo, 1985. Disponível em: <http://www.releituras.com/fsabino_bio.asp>. Acesso em: 12 mai. 2013.

Downloads

Publicado

16/10/2021

Como Citar

DE BRITO, J. A. T. . O evangelho do Padre Comblin. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 119, p. 280–292, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/281. Acesso em: 26 abr. 2024.