A fé cristã entre a <i>ecclesia</i> doméstica e a <i>ecclesia</i> urbana: uma comparação entre Filipenses e 1Pedro com vistas à Missão Urbana hoje

Autores

Palavras-chave:

fé cristã, cidadaniax, cidadania, evangelho, testemunho e serviço, amor fraternal, missão urbana

Resumo

Aideia deste artigo é comparar a dimensão de “cidadania” que Paulo desenvolve em Filipenses com as recomendações de 1Pedro para as pequenas comunidades da Ásia Menor a quem esta é dirigida. Filipenses assume um conceito de cidadania cujo fundamento é o evangelho que dignifica as pessoas que creem e seguem a Jesus Cristo, ainda que sob cruz e sofrimento. 1Pedro propõe umideal de testemunho e serviço para as comunidades cristãs urbanas também perseguidas (“dar razão da esperança que há em nós” e a vivência do “amor fraternal” no mesmo Espírito) que, reinterpretado, continua atual no momento em que vivemos.

Biografia do Autor

Roberto Ervino Zwetsch, Faculdades EST, Brasil

Pastor da IECLB, professor de Teologia Prática e Missiologia na Escola Superior de Teologia – Faculdades EST; secretário executivo de CETELA– Comunidade de Educação Teológica Ecumênica Latino-Americana e Caribenha, em São Leopoldo, RS.

Referências

COMBLIN, José. Epístola aos Filipenses. Petrópolis:Vozes/Imprensa Metodista/Sinodal 1985.

FELDMEIER, Reinhard. A Primeira Carta de Pedro. Um comentário exegético-teológico. Trad. Uwe Wegner. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2009.

SCHNEIDER, Nélio. “Exerçam a cidadania de modo digno do evangelho de Cristo”: o evangelho na cidade. In: BOBSIN, Oneide (Org.). Desafios urbanos à Igreja. Estudos de casos. São Leopoldo: Sinodal, 1995, p. 13-28.

STRÖHER, Marga Janete. Casa igualitária e casa patriarcal – Espaços e perspectivas diferentes de vivência cristã. Dissertação de mestrado. São Leopoldo: EST, IEPG, 1998.

Downloads

Publicado

28/12/2021

Como Citar

ZWETSCH, R. E. A fé cristã entre a <i>ecclesia</i> doméstica e a <i>ecclesia</i> urbana: uma comparação entre Filipenses e 1Pedro com vistas à Missão Urbana hoje. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 27, n. 103, p. 93–103, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/481. Acesso em: 28 mar. 2024.