O chamado à liberdade
Palavras-chave:
Liberdade, amor, dom, Espírito, EvangelhoResumo
O ser humano foi criado para viver na liberdade. Esta é, ao mesmo tempo, dom de Deus e conquista humana. A natureza humana traz a marca do pecado e das contingências do tempo. Trazemos em nós a duplicidade dos instintos egoístas e, ao mesmo tempo, do Espírito. Enquanto este nos impulsiona à liberdade, aqueles nos escravizam. Necessitamos de um libertador. O chamado à liberdade em Cristo nos direciona à permanente conversão de nossa vida, num trabalho constante de superação dos nossos limites, a fim de nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus, vivendo na liberdade e no amor. A comunidade da Galácia estava correndo o perigo de perder a graça da liberdade em Cristo Jesus. O Apóstolo Paulo enfrenta esta situação, identificando a vida na liberdade como a essência do Evangelho e da fé cristã, que se torna eficaz pela vivência do amor.
Referências
BETZ, Hans Dieter. Galatians: a commentary on Paul’s letter to the Churches in Galatia. Philadelphia: Fortress, 1979.
COENEN, Lothar & BROWN, Colin. Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. Trad. Gordon Chown, 2. ed. Vol. I e II. São Paulo: Vida Nova, 2000.
COMBLIN, José. A liberdade cristã. São Paulo: Paulus, 2009.
______. Cristãos rumo ao século XXI. Nova caminhada de libertação. São Paulo: Paulus, 1996.
______. Vocação para a Liberdade. 3. ed. São Paulo: Paulus, 1998.
NADAIS, Hermínia. Carta aos Gálatas. Disponível em: http://omeuanopaulino.blogspot.com/2009/05/carta-aos-galatas.html – acessado em 26.08.09.
POHL, Adolf. Carta aos Gálatas. Comentário Esperança. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 1999.
RAMIREZ F. Dagoberto. La carta a los Galatas: un manifiesto acerca de la libertad Cristiana. Teologia En Comunidad, vol. 3, p. 14-22, 1989.
ROCHA, Zildo Barbosa. O Evangelho da liberdade. Revista Eclesiástica Brasileira. Petrópolis: Vozes, 2004, n. 253, p. 171-185.
SEGUNDO, Juan Luis. Que mundo? Que homem? Que Deus? Tradução Magda Furtado de Queiroz. São Paulo: Paulinas, 1995.
SANDERS, Ed Parish. Paulo: a lei e o povo judeu. Tradução José Raimundo Vidigal. São Paulo: Ed. Academia Cristã/Paulus, 2009.
SCHLIER, Henrich. La carta a los Galatas. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Estudos Bíblicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.