O monoteísmo e a intolerância para com os estrangeiros

Autores

Palavras-chave:

monoteísmo, pluralismo, estrangeiro, judaísmo

Resumo

A implantação do monoteísmo em Israel foi um processo lento e gradativo. Na sua origem esteve presente a marca do pluralismo religioso e étnico. Embora a narrativa bíblica dê margem para entender que este povo se formou a partir de uma única experiência, a exodal, as pesquisas mais recentes levantam outras possibilidades. Do ponto de vista histórico, as coisas não foram tão uniformes assim. A partir de uma perspectiva mais plural temos a possibilidade de perceber que a diversidade religiosa era muito comum. Somente depois de um longo processo, principalmente, do final da monarquia em Israel e a partir do exílio da Babilônia, é que o
monoteísmo se consolidou definitivamente. Isso do ponto de vista oficial. Um dos grupos que mais sofreram as consequências foi o dos estrangeiros, principalmente, as mulheres. No entanto, não faltaram resistências.

Biografia do Autor

Ademir Rubini, Itepa Faculdades, Brasil

Presbítero da Diocese de Chapecó-SC. Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia. Professor da Itepa Faculdades.

Referências

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. 4. ed. São Leopoldo: Sinodal, Escola Superior de Teologia, 2006, v. 2, 535 p.

GERSTENBERGER, Erhard S. Teologias no Antigo Testamento: pluralidade e sincretismo da fé em Deus no Antigo Testamento. São Leopoldo: Sinodal, CEBI, Faculdades EST, 2007, 388 p.

KLEIN, Renate Andrea. “Todas as pessoas são estrangeiras – em quase todos os lugares”: aspectos da teologia pós-exílica nos exemplos de Rute e de Jonas. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 51, n. 2, p. 196-212, dez. 2011.

LANG, Bernhard. Só-Javé! Origem e forma do monoteísmo bíblico. In: GEFFRÉ, Claude; JOSSUA, Jean-Pierre (Coord.). O Monoteísmo. Concilium/197, Petrópolis: 1985.

REIMER, Haroldo; SILVA, Valmor da; ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Hermenêunticas Bíblicas: contribuições ao I Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica. São Leopoldo: Oikos, Goiânia: UCG, Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica, 2006, 252 p.

SCHWANTES, Milton. Breve história de Israel. 2. ed. ampliada São Leopoldo: Oikos, 2008, 92 p.

SCHWANTES, Milton. História de Israel – local e origens. Série exegese, Vol. 7, faz. 1, São Leopoldo, 1984, 166 p.

Downloads

Publicado

19/10/2021

Como Citar

RUBINI, A. . O monoteísmo e a intolerância para com os estrangeiros. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 116, p. 28–37, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/300. Acesso em: 24 abr. 2024.