A justiça de Mateus (Mt 5,20) ilumina a injustiça vivida pelas comunidades quilombolas

Autores

  • Ailton de Souza Gonçalves
  • Neusa Valadares Siqueira

Palavras-chave:

Justiça, Quilombolas, Mateus, Conflito, Marginalizados

Resumo

A comunidade de Mateus foi um grupo dissidente do judaísmo, formada por judeu-cristãos. Que sofreram exclusão por parte da comunidade maior, do judaísmo formativo, depois do ano 70 dC, com a destruição do templo e expulsão dos judeus de Jerusalém, o judaísmo passa por uma mudança em sua estrutura. Durante essa mudança buscou-se uma nova identidade para a comunidade judaica. Nesse processo a comunidade judeu-cristã foi expulsa das sinagogas e teve que elaborar também a sua identidade. Delimitaremos a análise deste artigo ao versículo 5,20 do evangelho de Mateus, onde o texto nos apresenta os valores que identificarão e nortearão a vida das comunidades posteriores, que buscaram inspirações nesses escritos. Uma delas é a comunidade quilombola, que pode se encher de esperança ao aproximar delas palavras que motivaram a libertação de um povo, que vivia sem pátria, sem terra e sem aparo em uma terra estrangeira. 

Referências

ANDERSON, Ana Flora et al. A história da palavra II. São Paulo: Paulinas, 2005.

BARBAGLIO, Giuseppe; FABRIS, Rinaldo; MAGGIONI, Bruno. Os Evangelhos (I). São Paulo: Loyola, 2. ed. 2002.

CNBB. A Igreja e as Comunidades Quilombolas. Brasília: Edições CNBB, 2013. ECHEGARAY, J. González, et al. A Bíblia e seu contexto. São Paulo: Ave Maria, 2. ed. 2000.

FERREIRA, Joel Antônio. Paulo, Jesus e os marginalizados: Leitura conflitual do Novo Testamento. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, Ed. América, 2009.

FRAINE, J. de. “Fariseus”. In: Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1987.

KOESTER, Helmut. Introdução ao Novo Testamento, 2. História e literatura do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulus, 2005.

LARA, Valter Luiz. A Bíblia e o desafio da interpretação sociológica. São Paulo: Paulus, 2009.

LUZ, Uhich. El evangelio segun san Mateo, 1-7. Volume I. Salamanca: Siguem, 1993.

OVERMAN, Andrew. O evangelho de Mateus e o Judaísmo formativo, o mundo social da comunidade de Mateus. São Paulo: Loyola, 1997.

PAGOLA, José Antônio. Jesus: aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 2010.

REIS, João José; GOMES, Flávio dos Santos. Liberdade por um fio: História dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

RICHTER REIMER, Ivoni; REIMER, Haroldo. Cuidado com as pessoas empobrecidas na tradição bíblica. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 25, n. 40, p.181-197, jan/jun 2011.

SALDARINI, Anthony. Fariseus, escribas e saduceus na sociedade palestinense. São Paulo: Paulinas, 2005.

SCHMID, Josef. El evangelio según San Mateo. Barcelona: Herder, 1973.

STEGEMANN, Ekkehard W.; STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo, os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Paulo: Paulus/São Leopoldo: Sinodal, 2004.

THEISSEN, Gerd; MERZ, Annette. O Jesus histórico, um manual. São Paulo: Loyola, 2ª ed. 2004.

ZEILINGER, Franz. Entre o céu e a terra, comentário ao sermão da montanha (Mt 5–7). São Paulo: Paulinas, 2008.

Downloads

Publicado

15/10/2021

Como Citar

GONÇALVES, A. de S. .; SIQUEIRA, N. V. . A justiça de Mateus (Mt 5,20) ilumina a injustiça vivida pelas comunidades quilombolas. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 31, n. 121, p. 104–115, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/246. Acesso em: 29 mar. 2024.