Encontros e desencontros que transformam: luta e transgressão como conspiração evangélica

Autores

  • Paulo Ueti

Palavras-chave:

Transgressão, Cidadania, Esperança, Mulher

Resumo

Este artigo trata da luta e transgressão de grupos marginalizados e excluídos da mesa, da cidadania, dos direitos e sua relação com uma nova comunidade, que ainda não está tão renovada. O relato da “mulher siro-fenícia” a partir de Marcos e seu paralelo em Mateus revela um grupo marginalizado, mas resistente e transgressor da norma estabelecida. Não se pede o direito de acesso, se comunica que ele existe e o estranho é que haja gente neste novo grupo que ainda não o reconheça (Jesus, por exemplo). O artigo propõe uma teologia da esperança militante, evangelicamente sustentada e espiritualmente alinhada com a tradição cristã em conflito e em contradição perenes.

Referências

ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte ou o Feitiço erótico-herético da Teologia. Ed. Loyola, São Paulo, 2005.

CEBI Notícias –

BEOZZO, J.O. http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/wp-content/uploads/2009/05/ciber02_vaticano.pdf.

VV.AA. A Bíblia na mutação Cultural. Estudos Bíblicos, n. 61, Petrópolis, Vozes, 1999.

VV.AA. Jesus Histórico. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, n. 47, Petrópolis: Vozes, 2004.

GAMELEIRA, S.A.; JUNIOR, J.L.C. Evangelho de Marcos: Vol. I: 1-8 – Refazer a casa. Comentário Bíblico. Petrópolis: Vozes, 2002.

ZORGDRAGER, H. e OOSTERBROEK, H. Reading the Bible across the cultures. Reflections on empirical hermeneutics, interculturality, Holy Scripture. Proceedings of the Symposium held on June, 12, 2008, Amsterdam. Netherlands. 2009.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

UETI, P. . Encontros e desencontros que transformam: luta e transgressão como conspiração evangélica. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 114, p. 61–74, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/340. Acesso em: 20 abr. 2024.