Apocalipse 12: A força dos pequenos. A mulher como grande sinal

Autores

  • Solange Maria do Carmo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
  • Francisco Cornélio Freire Rodrigues Faculdade Diocesana de Mossoró, Brasil

Palavras-chave:

Apocalipse, esperança, pequenos, luta, história

Resumo

Apocalipse significa revelação de uma mensagem até então velada. O livro se apresenta também como profecia, mensagem em nome de Deus, no gênero de visões e sonhos e num código que deixa o texto claro para os iniciados. A trama aponta não para o futurológico fim do mundo, mas para o fim do mal, na ótica do Cordeiro que, mesmo imolado, continua de pé. O cap. 12 é um ato em três cenas. 1) v. 1-6: a mulher frágil, na iminência do parto, enfrenta o dragão, que não mira a mulher senão o filho, que é arrebatado. A mulher não é arrebatada: a comunidade cristã continua sua luta. 2) v. 7-12: o anjo Miguel é o próprio Deus combatendo pelos seus, os que dão testemunho da fé. A batalha empreendida no Céu é símbolo da batalha empreendida na Terra pelos cristãos. 3) v. 13-18: segundo enfrentamento. A continuidade da perseguição atualiza a perenidade das hostilidades sofridas por quem não se curva às atrocidades do poder dominante. A lição: esperança em meio à tribulação. Os pequeninos, sujeitos à história, prosseguem sua luta, pois são fortes na fé. Não esperam uma intervenção de Deus, que os privilegie e lhes isente do sofrimento; apenas buscam sua força para pisar os falsos-astros.

Biografia do Autor

Solange Maria do Carmo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil

Doutora em Teologia (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), Mestra em Teologia (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia). Professora do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Francisco Cornélio Freire Rodrigues, Faculdade Diocesana de Mossoró, Brasil

Mestre em teologia bíblica (Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino (Angelicum), Roma). Professor de Antigo e Novo Testamento na Faculdade Diocesana de Mossoró.

Downloads

Publicado

06/10/2021

Como Citar

CARMO, S. M. do .; RODRIGUES, F. C. F. . Apocalipse 12: A força dos pequenos. A mulher como grande sinal. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 140, p. 464–479, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/47. Acesso em: 20 abr. 2024.