“Voltar ao primeiro amor”: o compromisso da Igreja latino-americana e o bolivarianismo

Autores

  • Marcelo Barros Associação Ecumênica de Teólogos(as) do Terceiro Mundo, Brasil

Palavras-chave:

Apocalipse, Bolivarianismo, América Latina, Leitura contextualizada da Bíblia

Resumo

Marcelo Barros lê as cartas do Apocalipse às sete igrejas (Ap 2–3), particularmente a carta aos Efésios (Ap 2,1-7), para fazer um confronto de resistência com situações análogas na América Latina. Inspirado em Simon Bolívar (início do séc. XIX), o surgimento do Bolivarianismo a partir da década de 1970 inspirou os movimentos de resistência e esperança no Equador, Bolívia e Venezuela. Índios e lavradores da América Latina vivem de certa forma um novo Êxodo. A leitura da Bíblia a partir da injusta realidade de que são vítimas lhes dá força na luta contra a opressão. Esses países conseguiram fazer uma justa reforma agrária, aprovar leis para um estado multiétnico, no qual os povos indígenas passam a ter direitos fundamentais e podem ser ouvidos no Congresso. Apesar de todas as dificuldades, esse movimento tem gerado dinamismos sociais e transformações progressistas em todo o continente.

Biografia do Autor

Marcelo Barros, Associação Ecumênica de Teólogos(as) do Terceiro Mundo, Brasil

Monge beneditino, biblista e escritor. Assessor das comunidades eclesiais de base e movimentos sociais. Coordenador latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT). Teólogo especializado em Bíblia, do grupo fundador do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI).

Referências

BOFF, L. Eclesiogênese. A reinvenção da Igreja. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1977.

COMBLIN, J. Le Christ dans l´Apocalipse. Paris: Ed. du Cerf, 1961.

LIMA, L. CORREA et alii. Desejo e Mistério. Rio de Janeiro: Ed. Reflexão, 2013.

MÁRQUES, R. PÉREZ. L´Apocalisse della Chiesa. Assisi: Cittadella Editrice, 2001.

MESTERS, Carlos; OROFINO, Francisco. Apocalipse de João. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.

PIXLEY, J. Oseias, nova proposta de leitura a partir da América Latina, in RIBLA, 1, Petrópolis: Vozes; São Paulo: Imprensa Metodista, 1988, p. 60-61.

RICHARD, Pablo. Apocalipsis, reconstrucción de la esperanza. San José Costa Rica: DEI, 1994.

______. Editorial. Apocalíptica, esperança dos pobres. In: Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Imprensa Metodista, 1990, p. 6(110).

SANTOS, Boaventura de Sousa. A esquerda tem o poder político, mas a direita continua com o poder econômico. In: Caros Amigos, março 2010.

VV.AA. Revista Tempo e Presença. Rio de Janeiro: coleção do SEI (Serviço Ecumênico de Informações), 1969.

VV.AA. Ofício Divino das Comunidades. São Paulo: Paulus, 1994, 15. ed. 2011, p. 406.

Downloads

Publicado

15/10/2021

Como Citar

BARROS, M. . “Voltar ao primeiro amor”: o compromisso da Igreja latino-americana e o bolivarianismo. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 31, n. 121, p. 7–21, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/230. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)