A profecia da Terra e do universo: “A criação geme e sofre dores de parto” (Rm 8,22)

Autores

  • Marcelo Barros Associação Ecumênica de Teólogos(as) do Terceiro Mundo

Palavras-chave:

Romanos 8,19-31, criação, terra, parto

Resumo

Faz-se cada vez mais necessário ouvir a “profecia da Terra”, prestar atenção à sua voz, entrar em comunhão com o universo. O primeiro grito da criação afirma que o ser humano não é o centro da natureza, mas faz parte da “comunidade da vida”. O universo é constituído como um todo, em expansão, como realidade relacional, num contínuo processo de criação. O texto de Rm 8,19-31 personifica a terra e o universo, ao afirmar que toda criação anseia pela libertação e vive um processo de salvação cósmica. Há uma coincidência entre os gemidos humanos e as dores de parto da natureza. O texto paulino estabelece um encadeamento entre os gemidos da terra, os gemidos da humanidade e os gemidos do Espírito. A humanidade é chamada a participar ativamente desse processo de aperfeiçoamento progressivo do universo, em vista do cuidado ecológico global.

Biografia do Autor

Marcelo Barros, Associação Ecumênica de Teólogos(as) do Terceiro Mundo

Marcelo Barros é monge beneditino, biblista e escritor. Assessora as comunidades eclesiais de base e movimentos sociais. Atualmente é coordenador latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT). Teólogo especializado em Bíblia, do grupo fundador do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI).

Referências

ACHTEMEIER, Paul J. Romans. Atlanta: John Knox Press, 1985. Tradução italiana: Torino: Claudiana, 2014.

COMBLIN, José. O Espírito e a libertação. Petrópolis: Vozes, 1987.

DURR, Hans-Peter. Anche la Scienza parla soltanto per metafore (La nuova relazione tra Religione e Scienza). Verona: Gabrielli Edittori, 2015.

EVÁGRIO, O PÔNTICO, Tratado prático 92, citado por MICHEL VAN PARYS. Conclusiones. In: BIANCHI, Enzo et al. L’uomo, custode del Creato. Magnano: Qiqajon, 2013.

JOHNSON, Elizabeth. Aquela que é (O mistério de Deus no trabalho teológico feminino). Petrópolis: Vozes, 1995.

KOPENAWA, Davi & ALBERT, Bruce. A queda do céu, Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MARALDI, Valentino. Lo Spirito Creatore e la novità del Cosmo. Milano: Paoline, 2002.

MONOD, Jacques. Le Hasard et la Nécessité. Paris: Seuil, 1970.

NOVELLO, Mário. O que é cosmologia? A revolução do pensamento cosmológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

PANIKKAR, Raimon. La visió cosmoteàndrica: el sentit religiós emergent del tercer millenio. In: Qüestiones de Vida Cristiana, n. 156, 1991, p. 78-102. Depois ele formulou no livro: Cosmotheandric Experience, New York, 1993.

PITTA, Antonio. Lettera ai Romani. Milano: Paoline, 4. ed., 2014.

RICHTER REIMER, Ivoni. Bíblia e criação. In: BEOZZO, José Oscar (org.). Curso de Verão, ano XX: Ecologia: cuidar da vida e da integridade da criação. São Paulo: Paulus, 2007, p. 138-139.

ZIZOULA, Ioannis. Sacerdoti della creazione. In: BIANCHI, Enzo et al. L’uomo, custode del Creato. Magnano: Qiqajon, 2013.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

BARROS, M. A profecia da Terra e do universo: “A criação geme e sofre dores de parto” (Rm 8,22). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 133, p. 85–93, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/124. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)