Espiritualidade e integridade da criação: uma nova percepção do ser humano a partir de Gn 2,4b-25

Autores

Palavras-chave:

criação, espiritualidade, ecologia, comportamento, Gn 2,4b-25.

Resumo

Neste artigo se pretende contribuir para uma (re)tomada de consciência, em que o ser humano, criatura de Deus, irmanado às demais criaturas, apresenta papel importante no cuidado e salvação do cosmos, encontrando no mandato de Deus “cultivar e guardar” o significado de sua missão existencial. Por meio de uma espiritualidade integrada, que rompe com uma visão antropocêntrica egoísta e leve a uma relação profunda com o Deus Criador e suas criaturas, capaz de promover uma mudança de comportamento, com ações efetivas em prol da preservação e da conservação ambiental. Gênesis 2,15 poderia ser considerado o primeiro e o mais fundamental dos mandamentos. Trata-se do mais fundamental dos mandamentos porque faz com que o humano olhe para a terra de onde ele procede; um olhar para a terra que o antecede e que precisa ser cultivada e guardada. Antes mesmo de cuidar um dos outros, seria necessário cuidar da própria casa que nos abriga.

Biografia do Autor

Luis Alexandre Solano Rossi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Doutor em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo) e Mestre em Teologia (Instituto Superior Evangélico de Estudios Teológicos, Buenos Aires). Pós-doutor em História Antiga (Universidade Estadual de Campinas) e em Teologia (Fuller Theological Seminary). Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e na UNINTER – Centro Universitário internacional, Brasil.

Érica Daiane Mauri, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Érica Daiane Mauri é bióloga e especialista em Teologia Bíblica (AT e NT) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestranda em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

Referências

BALLARINI, Teodorico (DG). Introdução à Bíblia: com antologia exegética. V. II/1. Petrópolis: Vozes, 1975.

BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO (CELAM). Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Brasília: CNBB, São Paulo: Paulinas, 2007.

FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2015.

GRELOT, P. Homem, quem és? Os onze primeiros capítulos do Gênesis. Col. Cadernos Bíblicos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1982.

LYNN, White Jr. Raíces históricas de nuestra crisis ecológica. Revista Ambiente y Desarrollo. Santiago de Chile, 23 (I): 78-86, 2007.

MURAD, Afonso (org.). Ecoteologia: um mosaico. São Paulo: Paulus, 2016.

PANNENBERG, Wolfhart. Teologia Sistemática. V. II. São Paulo: Paulus, 2009.

PEÑA, Juan L. Ruiz de la. Teologia da Criação. São Paulo: Loyola, 1989.

RAD, Gerhard von. Teologia del antiguo testamento. V. I. Salamanca: Sígueme, 1986.

ROSSI, Luiz Alexandre S. “A reeducação do olhar: leitura popular da Bíblia e a emancipação do ser humano na construção de um planeta saudável”. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 75, p. 22-27, 2002.

______. “Da brutalização da religião à sua consciência ecológica”. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 591-604, jul/ago. 2001.

RUBIO, Alfonso García. Unidade na pluralidade – O ser humano à luz da fé e da reflexão cristãs. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2001.

SKA, Jean Louis. Introdução à leitura do Pentateuco: chaves para a interpretação dos cinco primeiros livros da Bíblia. São Paulo: Loyola, 2003.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

ROSSI, L. A. S. .; MAURI, Érica D. . Espiritualidade e integridade da criação: uma nova percepção do ser humano a partir de Gn 2,4b-25. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 133, p. 49–56, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/121. Acesso em: 26 abr. 2024.