Entre a fome e o desespero: análise bíblico-teológica de Neemias 5,1-5

Autores

Palavras-chave:

Fome, violência, solidariedade, crise, Neemias

Resumo

O livro de Neemias mostra uma intensa crise de fome. No entanto, não podemos reduzir a crise à fome. É possível dizer que a crise de fome vem acompanhada de uma crise de solidariedade. Pobreza e riqueza não são distribuídas isonomicamente entre o povo de Deus. Muitos precisavam vender suas terras e seus filhos para sobreviver enquanto outros viviam com fartura.

Biografia do Autor

Luis Alexandre Solano Rossi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Doutor em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo) e Mestre em Teologia (Instituto Superior Evangélico de Estudios Teológicos, Buenos Aires). Pós-doutor em História Antiga (Universidade Estadual de Campinas) e em Teologia (Fuller Theological Seminary). Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

BRIANT, P. From Cyrus to Alexander: a history of the Persian Empire. Winona Lake: Eisenbrauns, 2002.

CARTER, C. E. Syria-Palestine in the Persian period in near Eastern archaeology. Winona Lake: Eisenbrauns, 2003.

GERSTENBERGER, E. S. Leviticus. Louisville: John Knox, 1996.

KIPPENBERG, H. G. Religião e formação de classes na antiga Judéia. São Paulo: Paulinas, 1988.

LEITH, M. J. W. Israel among the nations: the Persian period. In: COOGAN, M. D. The Oxford history of the biblical world. Cambridge: Oxford University, 2002, p. 276-316.

OROFINO, F. A anistia de Neemias: uma leitura de Ne 5 à luz dos decretos de anistia dos reis mesopotâmicos. 2000. 289 f. Tese (Doutorado em Teologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

ROSSI, L. A. S. Entre a fome e o desespero: análise bíblico-teológica de Neemias 5,1-5. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 137, p. 25–33, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/75. Acesso em: 29 mar. 2024.