A superação dos limites da injustiça e da violência a partir da prática da solidariedade

Autores

Palavras-chave:

Solidariedade, Violência, Vulnerabilidade, injustiça, Êxodo

Resumo

A violência e a injustiça fazem parte dos relatos que formam a história do povo de Deus. No entanto, não devemos compreender tanto um quanto outro como se fossem dados naturais ou mesmo como fruto da ação divina. Injustiça e violência são intoleráveis nas narrativas bíblicas e, diante delas, somente cabe a ação solidária de Deus que permite a superação da contradição social e econômica. A solidariedade para com a vida implica o exercício do amor, do comprometimento com a justiça e a não solidarização com o cultivo da violência. Solidariedade é superação das contradições do cotidiano!

Biografia do Autor

Luiz Alexandre Solano Rossi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Doutor em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo) e Mestre em Teologia (Instituto Superior Evangélico de Estudios Teológicos, Buenos Aires). Pós-doutor em História Antiga (Universidade Estadual de Campinas) e em Teologia (Fuller Theological Seminary). Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

ALVES, R. A theology of human hope. New York: Corpus, 1969.

BONHOEFFER, D. Letters and papers from prison. London: SCM, 1971.

GUTIÉRREZ, G. Falar de Deus a partir do sofrimento do inocente. Petrópolis: Vozes, 1986.

KITAMORI, S. Teologia del dolor de Dios. Salamanca: Sígueme, 1986.

MOLTMANN, J. God for a secular society. Minneapolis: Fortress, 1999.

Downloads

Publicado

23/10/2021

Como Citar

ROSSI, L. A. S. . A superação dos limites da injustiça e da violência a partir da prática da solidariedade. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 115, p. 11–19, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/312. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>