Dialogicidade: convergências entre Paulo Freire e o livro do Êxodo

Autores

Palavras-chave:

Diálogo, Dialogicidade, Paulo Freire, Êxodo

Resumo

Este artigo pretende pôr em diálogo o conceito de dialogicidade em Paulo Freire e no livro bíblico do Êxodo. Para isso, busca-se conceituar a concepção freiriana de diálogo e dialogicidade e trazer à tona as manifestações desta perspectiva no livro do Êxodo, com base em suas evidências textuais e histórico-teológicas. Assim, é possível indicar pontos convergentes entre Freire e o Êxodo a partir da perspectiva dialógica. Lastreado pelo método da análise documental e da crítica textual, opera-se uma comparação entre estes universos com vistas à indicação de convergências. Os principais resultados estão relacionados à percepção da estrutura dialógica do Êxodo enquanto itinerário teológico (ou educacional) para a liberdade.

Biografia do Autor

Renato Adriano Pezenti, Universidade São Francisco, Brasil.

Mestre em Educação (Universidade São Francisco).

Referências

BÍBLIA DE JERUSALÉM, São Paulo: Paulus, 2002.

CRUZ, R.; BIGLIARDI, R.; MINASI, L. A dialética materialista de Paulo Freire como método de pesquisa em Educação. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, v. 19, n. 2, maio/ago 2014. p.40-54.

EVERETT, G.H. The book of Exodus. Disponível em: https://www.academia. edu/17187021/The_Book_of_Exodus_2018_edition_. Acesso em: 08 jun. 2019.

FILDS, W. Exploring Exodus. Joplin (MI): College Press, 1986 (Bible Study Textbook Series).

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

_________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

_________. Pedagogia do oprimido. 30 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

_________. Pedagogia da Indignação. Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

FRETHEIM, T.E. Exodus. Louisville (KT): Westminster John Knox Press, 2010 (Interpretation. A Bible commentary for Theaching and Preaching).

GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

HINKLE, A.E. Pedagogical Theory of the Hebrew Bible. An application of Educational Theory to Bible Texts. Eugene (OR): Wipf and Stock Publishers, 2016.

SKA, J.-L. Antigo Testamento. 2. Temas e Leituras. Trad. Renato Adriano Pezenti. Petrópolis: Vozes, 2015.

VIGINI, G. Vocabulario del Nuovo Testamento greco-italiano. Milão: Paoline, 2003.

ZITKOSKI J.J. Diálogo e Dialogicidade. In: STRECK, D.R.; REDIN E.; ZITKOSKI J.J. (orgs.) Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 117-118.

Downloads

Publicado

06/10/2021

Como Citar

PEZENTI, R. A. Dialogicidade: convergências entre Paulo Freire e o livro do Êxodo. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 36, n. 142, p. 199–211, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/17. Acesso em: 5 dez. 2024.