Qual é o nome dele?
Palavras-chave:
nomes de Deus, revelação progressiva, tradições culturais, indígenas e afro-brasileiros, diálogo itner-religiosoResumo
Este artigo reflete sobre a experiência religiosa do povo de Israel, cujo Deus se manifesta sob diversos nomes, de acordo com cada momento histórico-cultural. A partir desta experiência entendem-se as manifestações de outras tradições culturais, como a dos indígenas e a dos afro-brasileiros com as diversas denominações a seus Deuses. A pertença a uma tradição religiosa é fundamental para a descoberta e manutenção da identidade original de cada grupo, o que confere sentido ao cotidiano da sua ida e o faz sentir-se protagonista da história e compromissado na construção de um novo mundo. O diálogo inter-religioso torna-se um caminho enriquecedor para a mútua aprendizagem e para assumi-lo em conjunto – a unidade na diversidade – o projeto de vida digna sem exclusão. Neste sentido, o êxodo israelita, como evento libertador de um povo, permanentemente celebrado, torna-se paradigma para todas as gerações e culturas, motivador da esperança militante. Será somente Iahweh, o nome divino revelado a Moisés, o único verdadeiro? Na Bíblia e nas diversas tradições culturais, encontramos outros nomes para a divindade: Elohim, Ruah, El Shaddai, Astarte, Ogum, Iemanjá, Iansã, Hã-Hã-Hãe... Afinal, qual é o nome Dele?
Referências
ALEXANDER, Pat e David (ed.). O Mundo da Bíblia. Tradução de José Raimundo Vidigal. Paulinas. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 1985, p. 157-158.
BARROS, Marcelo. O sonho da paz. Petrópolis: Vozes, 1996.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 1987.
BÍBLIA DO PEREGRINO. São Paulo: Paulus, 2000.
BÍBLIA SAGRADA - Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 2014.
BÍBLIA SAGRADA - Tradução ecumênica. São Paulo: Loyola, 1994.
FREUD, Sigmund. O futuro de uma Ilusão. Rio de Janeiro: Imago, 1927.
JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Dominum et Vivificantem, 1986.
PAULO VI. Carta Apostólica Eclesiam suam, 1964.
PREZIA, Benedito. Os povos indígenas do Brasil: hoje e ontem. In: Curso de Verão, ano XIII. Brasil 500 anos: por um jubileu de justiça e esperança. São Paulo: Paulinas, 1999, p. 19-34.
SCHWANTES, Milton. O Faraó - teimoso até o fim. Uma leitura sobre a conversão de opressores (Ex 7–12). In: Curso de Verão, ano I. São Paulo: Paulinas, 1988, p. 72-80.
SILVA, Rafael Rodrigues da. Resta esperança para o resto de Israel. Projetos de esperança em Sofonias. Estudos Bíblicos, n. 62. Vozes: Petrópolis, 1999, p. 16-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Aparecida Pascale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.