Ela pode pensar e ele pode sentir

Autores

  • Maria Aparecida Pascale Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

sexualidade, afetividade, educação, amor

Resumo

A abordagem deste texto sobre a sexualidade tem o olhar teológico e educativo. Na condição de teóloga penso em homens e mulheres como seres que refletem sobre suas vidas, tendo como base de pensamento o fato de que Deus os criou à sua imagem e semelhança. Acredito, como diz Foucault, que a sexualidade é um instrumento saudável na relação homem-mulher com os seus desejos “estabelecendo de si para consigo certa relação que lhe permite descobrir a verdade de seu ser”. No entanto, a sexualidade aparece, muitas vezes, ligada às relações de poder. Embora esta não seja a relação mais densa, é a que aparece como a mais dotada de massa de manobra, “utilizável no maior número de manobras, e podendo servir de ponto de apoio, de articulação às mais variadas estratégias”.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Pascale, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Brasil

Mestra em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, Especialista em Educação sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Especialista em Ensino Religioso Escolar pelo Centro Universitário Assunção.

Referências

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Tradução do texto em língua portuguesa diretamente dos originais. São Paulo: Paulinas, 1973.

CAMPBELL, Joseph. The Masks of God, vol. 3: Occidental Mythology. New York: Viring Press, 1970.

CHARBONNEAU, Paul-Eugène. Preâmbulo. In: AQUINO, A. VALLE, João E. GONÇALVES, Ernesto L. et al. ESCOLA DE PAIS DO BRASIL. Educação e

Sexualidade, hoje. São Paulo: Almed, 1982.

COSTA, Moacir. Sexo: o dilema do homem – força e fragilidade. São Paulo: Gente, 1993.

COSTA, Renato Pamplona da. Osonzesexos: as múltiplas faces da sexualidade humana. 4ª ed. São Paulo: Kondo, 2005.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: I – A vontade de saber. 17ª ed. São Paulo: Graal, 1988.

KRAMER, Heinrich, SPRENGER, James. O Martelo das Feiticeiras, Malleus Maleficarum. 10ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993.

MURARO, Rose Marie. A mulher no Terceiro Milênio. 4ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1995.

MURARO, Rose Marie; BOFF, Leonardo. Feminino e masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças. Rio de Janeiro: Sextante, 2002.

PASCALE, Maria Aparecida. O pobre ”super-homem” acuado: a emancipação da mulher e o estresse afetivo-sexual do homem moderno. São Paulo: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

19/10/2021

Como Citar

PASCALE, M. A. . Ela pode pensar e ele pode sentir. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 116, p. 56–66, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/303. Acesso em: 20 abr. 2024.