Das sendas do direito e da justiça: educação para uma vida ética no profetismo bíblico

Autores

Palavras-chave:

Justiça

Resumo

O autor ressalta que a leitura e interpretação dos textos proféticos permitem traçar um roteiro de educação para uma vida ética, que é tão necessária nos dias de hoje. As exigências éticas, para os profetas, encontravam seu valor na referência a Deus, não em si mesmas. É o próprio Deus, com seu agir libertador, no êxodo, que toma partido do fraco e oprimido. Areligião javista reconhece em
Deus um propósito ético, por isso, a conduta humana deverá ser pautada por relações interpessoais de misericórdia e justiça,mais do que nas práticas cultuais. Ocaminho paraDeus passa, necessariamente, pela vivência da justiça, pela defesa do direito e da misericórdia para com os oprimidos. Jesus Cristo, o profeta de Nazaré, se distinguirá pela defesa do reinado de Deus neste mundo. Reinado, este, que se consolida no amor ao próximo, no testemunho de vida em favor dos pobres e desprotegidos. Sem profetismo, a fé perde a credibilidade. 

Biografia do Autor

Jaldemir Vitório, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil

Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Mestre em Sagrada Escritura (Pontifício Instituto Bíblico, Roma). Professor do Departamento de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia-FAJE.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

VITÓRIO, J. . Das sendas do direito e da justiça: educação para uma vida ética no profetismo bíblico. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 113, p. 23–36, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/351. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)