“Eu quero misericórdia e não sacrifício” (Os 6,6)

Autores

  • Maria de Lourdes Augusta Instituto Teológico São José, Brasil
  • Neuza Silveira de Souza Instituto de Teologia e Filosofia Dom Resende Costa, Brasil

Palavras-chave:

misericórdia, sacrifício, Nova aliança, amor

Resumo

Este artigo se refere a uma reflexão sobre o tema “Eu quero misericórdia e não sacrifício”. Parte, a princípio, da citação bíblica do livro do profeta Oseias 6,6. Oseias, vivendo num período crítico da história de Israel, ultrapassa sua dramática experiência matrimonial, e revela, a partir de sua fé, um novo rosto de Deus: o do amor misericordioso. Sua atitude é a de se colocar no combate aos cultos supersticiosos, cujas oferendas e sacrifícios já não mais traduziam a vida concreta das pessoas. Ele não titubeia ao proferir oráculos contra a religião que se torna legitimadora da exploração e da injustiça. Para ele, Deus é o amor que perdoa antes mesmo que os filhos lhe peçam. Procurando entender o primado da misericórdia sobre o sacrifício, este artigo propõe uma reflexão para mostrar alguns dos significados seculares e religiosos do “sacrifício”, com o olhar voltado para a absoluta excelência do amor e da compaixão misericordiosa de Deus para com todo ser humano sob qualquer forma de sacrifício.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Augusta, Instituto Teológico São José, Brasil

Mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.,  Especialização em Ciências da Religião pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Neuza Silveira de Souza, Instituto de Teologia e Filosofia Dom Resende Costa, Brasil

Especialista em Catequética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialista em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mestrado em andamento em Teologia. Professora na Instituto de Teologia e Filosofia Dom Resende Costa.

Referências

AMSLER, S. et. al. Os Profetas e os Livros Proféticos. São Paulo: Paulinas, 1992, p. 66-89.

BIANCHI, Enzo. Se compreendêsseis o que significa: “quero misericórdia e não sacrifícios”. In: Concilium – Revista Internacional de Teologia, Petrópolis, v. 49, n. 352, p. 580-590, Set./Out 2013. A ambivalência do sacrifício.

DAIBER, João. O amor humano de Deus em Oseias. Estudos Bíblicos, n. 63, p. 26-37, 1999.

FRANCISCO, Papa. Evangelii Gaudium: Exortação Apostólica sobre o Anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo:Paulinas, 2013.

______. Papa. A Igreja da Misericórdia: minha visão para a Igreja. São Paulo: Paralela, 2014.

______. Papa. Misericordiae Vultus: Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia . Documentos do Magistério. São Paulo: Paulus, Loyola, 2015.

GARMUS, L. Simbolismo matrimonial nos profetas. Estudos Bíblicos, n. 40, p. 50-63, 1993.

JORGE, José Antônio. Sacrifício. In: Dicionário Informativo Bíblico, Teológico e Litúrgico: com aplicações práticas. Campinas: Átomo, 1999.

MCKENZIE, John L. Misericórdia. In: Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulus, 2005.

MEZZACASA, Florencio. Jesus, o Go’el. In: RIBLA, n. 18, 1994.

NAKANOSE, Shigeyuki; PEDRO, Enilda de Paula. Como ler o Livro de Oseias: reconstruir a casa. 2. ed. São Paulo: Paulus, 1995.

NOLAN, Albert. Jesus Hoje: uma espiritualidade de liberdade radical. São Paulo: Paulinas, 2008.

STANDAERT, B. “Misericórdia Voglio” [Mt 9,13 e 12,7], em Parola. Spirito e Vita 29 [1994] 110), In: Concilium, Revista Internacional de Teologia 352 (2013/4), p. 118 [582].

SIMIAN-YOFRE, Horacio. El desierto de los dioses: Teologia e História en el libro de Oseas, Cordoba: Ed. El Almendro, 1992.

VIRGULIN, Stefano. § 19. Amostras de Exegese. In: BALLARINI, Teodorico (edit.). Introdução à Bíblia, V. II/4. Petrópolis: Vozes, 1978.

Downloads

Publicado

10/10/2021

Como Citar

AUGUSTA, M. de L. .; SOUZA, N. S. de. “Eu quero misericórdia e não sacrifício” (Os 6,6). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 33, n. 129, p. 97–110, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/148. Acesso em: 26 abr. 2024.