“O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc 9,58): lugar do encontro com Deus para o discípulo-missionário

Autores

  • Neuza Silveira de Souza
  • Maria de Lourdes Augusta

Palavras-chave:

Filho do homem

Resumo

A partir do contexto cultural, no qual estamos imersos, urge compreender a práxis de Jesus para descobrirmos, hoje, o verdadeiro lugar do encontro com Deus para o discípulo-missionário. Procurando oferecer pistas que nos coloquem nesse caminho de seguimento, apresentamos uma reflexão a partir da análise do texto de Lc 9,57-58. Situando-nos na realidade contemporânea, pontuaremos alguns aspectos que nos desafiam para a prática da vida cristã. Em seguida, aprofundaremos o texto em questão no contexto de Lucas, para, posteriormente, percebermos as interpelações para o nosso agir concreto no seguimento de Jesus. Este estudo se encontra em consonância com o compromisso de uma grande missão em todo o Continente Latino-americano e Caribenho ao aprofundar e enriquecer razões e motivações que permitem a conversão do cristão em discípulo-missionário (cf. Documento de Aparecida [DA], n. 362)1.

Referências

AQUINO, M.F. (org.) Jesus de Nazaré. Profeta da liberdade e da esperança. São Leopoldo: Unisinos, 1999.

BOMBONATTO,V.I. Discípulos Missionários hoje. Catequese, Caminho para o discipulado. Texto da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. CNBB, 2009.

BRIGHENTI, A. Amissão evangelizadora no contexto atual. Realidade e desafios a partir da América Latina. São Paulo: Paulinas, 2006.

CASALEGNO, A. Lucas. A caminho com Jesus Missionário. São Paulo: Loyola, 2003.

FABRIS, R. & MAGGIONI, B. Os Evangelhos. São Paulo: Loyola, 1992.

GRÜN, A. Jesus Modelo do ser humano. O Evangelho de Lucas. São Paulo: 2. ed., Loyola, 2007.

KESTERING, Dom. J. Catequese, Caminho para o discipulado. Texto da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. CNBB, 2009.

RETAMALES, S.S. Ls 9,57-62: Las opciones por El anuncio Del Reino. Disponível em: http://www.iglesia.cl/breves-new/archivos/documentos_sini/916.pdf. – Acesso: 09/11/2009.

Downloads

Publicado

23/11/2021

Como Citar

DE SOUZA, N. S. .; AUGUSTA, M. de L. . “O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc 9,58): lugar do encontro com Deus para o discípulo-missionário. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 107, p. 75–89, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/434. Acesso em: 19 abr. 2024.