É o Deus da Bíblia vingativo, violento e exterminador? Violência e extermínio no livro do Deuteronômio

Autores

  • Pedro Kramer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

violência, extermínio, Deus, Antigo Testamento, Deuteronômio

Resumo

A violência e o extermínio de pessoas e de populações de cidades e de nações é um tema tratado no Antigo Testamento com relativa frequência. Seus redatores falam deste assunto e o denunciam. Eles não o abafam e nem o escondem. Os redatores dos livros do Deuteronômio e de Josué abordam esta temática com muita frequência e com um linguajar chocante e escandaloso porque colocam na boca de Deus a ordem de exterminar completamente pessoas e populações inteiras. O redator de Dt 29–30, no entanto, relê os textos mais antigos do Deuteronômio e os corrige, porque ele acredita no Deus Libertador e Criador. Para ele, um Deus que legitima
a violência e ordena o extermínio de pessoas é falso. Ele é um ídolo. Sua proposta é: não à violência e não ao extermínio de seres humanos!

Biografia do Autor

Pedro Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrado em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Doutorado em Teologia (Faculdade EST). Professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, Brasil, da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil, e da Faculdade Palotina, Brasil.

Referências

BRAULIK, Georg. “Die Voelkervernichtung und die Rueckkehr Israels ins Verheissungsland”. In: ID. Studien zum Deuteronomium und seiner Nachgeschichte. SBAB 33. Stuttgart: Verlag Katholisches Bibelwerk, 2001.

BRAULIK, Georg. Deuteronomium II 16,1–34,12. NEB 28. Kommentar zum Alten Testament. Wuerzburg: Echter Verlag, 1992.

______. Deuteronomium 1–16,17. NEB 15. Kommentar zum Alten Testament. Wuerzburg: Echter Verlag, 1986.

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. V. 2. Petrópolis: Vozes/São Leopoldo: Sinodal, 1997.

LOHFINK, Norbert. “Der ‘heilige Krieg’ und der ‘Bann’ in der Bibel”. In: Georg Braulik (org.). Materialien zur Fundamentalexegese des Alten Testaments. Wien. Manuscrito impresso, 1997, p. 33-41.

______. Verbetes haram/herem – Theologisches Woerterbuch zum Alten Testament III. Stuttgart: Verlag W. Kohlhammer, 1982, p. 192-213.

ZENGER, Erich. Ein Gott der Rache? – Feindpsalmen verstehen. Freiburg/Basel/Wien: Herder, 1998.

Downloads

Publicado

06/10/2021

Como Citar

KRAMER, P. É o Deus da Bíblia vingativo, violento e exterminador? Violência e extermínio no livro do Deuteronômio. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 36, n. 141, p. 117–138, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/37. Acesso em: 25 abr. 2024.