O teólogo no banco dos réus: a tradução e interpretação da preposição <i>’el</i> em Jó 42,7-8

Autores

  • Roger Marcel Wanke Faculdade Luterana de Teologia – FLT, Brasil

Palavras-chave:

Tradução da Bíblia, Antigo Testamento, Livro de Jó. Teologia

Resumo

A tradução do livro de Jó tem sido um dos grandes desafios para quem se ocupa com essa obra-prima da literatura sapiencial veterotestamentária. Nos últimos anos, a pesquisa tem trazido à tona alguns problemas de tradução do texto, que inclusive chegam a influenciar a sua interpretação. Um exemplo bastante discutido são os versos de Jó 42,7-8. Javé faz uma crítica veemente aos amigos de Jó, porque eles não teriam falado corretamente sobre Ele, como o seu servo Jó o fez. Mas no texto hebraico a preposição usada está no sentido de direção, ou seja, o correto seria traduzir o falar corretamente a Deus. É curioso que todas as versões de
Bíblias, tanto em língua portuguesa como em outras línguas não traduzem o texto no sentido de direção de discurso (falar a Deus ou para Deus). O presente artigo apresenta de forma breve as implicações desta tradução, a discussão a respeito desse problema na pesquisa exegética do livro de Jó e propõe uma tradução que seja coerente tanto com o termo hebraico como também com a teologia do livro.

Biografia do Autor

Roger Marcel Wanke, Faculdade Luterana de Teologia – FLT, Brasil

Doutor em Teologia (Antigo Testamento) pela Faculdade de Teologia da Friedrich Schiller Universität em Jena na Alemanha.

Downloads

Publicado

10/10/2021

Como Citar

WANKE, R. M. . O teólogo no banco dos réus: a tradução e interpretação da preposição <i>’el</i> em Jó 42,7-8. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 33, n. 131, p. 96–111, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/167. Acesso em: 25 abr. 2024.