“Céu como bronze e terra como ferro” (Dt 28,23): ecologia no Livro do Deuteronômio

Autores

  • Pedro Kramer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Bênção-maldição, Ecologia, Deuteronômio, Tratado de vassalagem, Contexto histórico

Resumo

O estudo sobre a ecologia no Deuteronômio contém duas partes. A primeira refere-se às questões preliminares a respeito do livro do Deuteronômio, como seu nome, sua composição, sua origem e seu processo de formação. A segunda parte concentra-se na análise de dois textos significativos que versam sobre a temática da ecologia. Um deles é Dt 28,1-68. Em Dt 28,1-14, seu redator elenca uma série de bênçãos para os e as israelitas quando suas relações com Deus, com os seres humanos e com o restante da criação forem harmoniosas, justas e humanas. Se estas, no entanto, forem rompidas, então, virá sobre os e as israelitas uma
ladainha interminável de maldições, pondo em risco sua sobrevivência no seu país. O texto Dt 20,19-20 proíbe terminantemente o barbarismo e o vandalismo bélico, muitas vezes aplicado aos bens e à população dos vencidos.

Biografia do Autor

Pedro Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Mestrado em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Doutorado em Teologia (Faculdade EST). Professor da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, Brasil, da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil, e da Faculdade Palotina, Brasil.

Referências

BRAULIK, Georg. Deuteronomium II, 16,18-34,12. Wuerzburg: Echter Verlag, 1992.

BENTO XVI. Exortação apostólica pós-sinodal “Verbum Domini”. São Paulo: Paulinas, 2010.

STEYMANS, Hans Ulrich. Eine assyrische Vorlage für Deuteronomium 28,20-44. In:

BRAULIK, Georg. (org.), Bundesdokument und Gesetz: Studien zum Deuteronomium, Freiburg; Basel; Wien; Barcelona; Rom; New York: Herder, 1995, p. 119-141.

Downloads

Publicado

16/10/2021

Como Citar

KRAMER, P. . “Céu como bronze e terra como ferro” (Dt 28,23): ecologia no Livro do Deuteronômio. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 118, p. 183–194, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/292. Acesso em: 20 abr. 2024.