"Ouve, ó Israel: Iahweh, nosso Deus, é o único Iahweh" (Dt 6,4): análise sócio-histórica sobre o contexto político de formação do Shemá Israel durante o século VII a.C.
DOI:
https://doi.org/10.54260/eb.v39i147.972Palavras-chave:
Shemá Israel, tratados assírios, Iahweh, JudáResumo
O texto bíblico do Shemá Israel - "Ouve, ó Israel" (Dt 6,4-7) é uma perícope muito importante para a tradição bíblica e também para a tradição judaica. Se levarmos em conta o judaísmo atual, essa passagem é tida como uma importante profissão de fé. Por conta dessa centralidade, o Shemá Israel é um texto muito estudado, sobretudo pelo viés exegético e teológico, a partir de uma ótica de ênfase no culto monolátrico ou monoteísta para com Iahweh. Não obstante, no presente trabalho, buscamos fazer uma análise sócio-histórica da confecção do Shemá Israel a partir da influência dos tratados adê de vassalagem assírios. Por meio da comparação entre a ideologia assíria de tratados e a teologia presente no Shemá Israel, objetivamos demonstrar a forma como os conceitos de amor, unicidade e perpetuidade, muito presentes nos textos assírios, foram incorporados pelo Shemá Israel. Com isso, buscamos fazer um exercício de contextualização textual, para melhor entendermos o Shema Israel por meio do contexto histórico que o produziu.
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