A “aliança com toda a carne”: perspectivas ecológicas na narrativa do dilúvio

Autores

Palavras-chave:

dilúvio, criaç]ao, ecologia, aliança, caos-cosmo

Resumo

Uma leitura “ecológica” da narrativa do dilúvio – sobretudo, do seu final, no capítulo 9 de Gênesis, quando Deus celebra uma “aliança com toda a carne”, isto é, com todas as suas criaturas –, em comparação com o poema da criação, em Gn 1, é a proposta do presente artigo. São explicitadas muitas inter-relações entre esses dois textos do Gênesis, principalmente, a presença dos mesmos elementos da natureza. Nesse contexto, ganha especial sentido ecológico a aliança selada entre Deus e sua criação, revelando que, ao invés de uma história de destruição e morte, o dilúvio é regenerativo para toda a criação, pois esta tem a oportunidade de um novo começo, passando do caos ao cosmo. Os humanos somos chamados a compartilhar a responsabilidade pela salvaguarda da paz na criação, pois Deus “pedirá contas do sangue”, isto é, da vida.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio Soares, Pontifícia Universidade Católica de Minas, Brasil

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa da Religião e Literatura Sagrada, Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, Roma. Pesquisador e analista de religião e pastoral na Pontifícia Universidade Católica de Minas.

Referências

A BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 10. ed., 1985 (Coord.: Gilberto da S. Gorgulho; Ivo Storniolo; Ana Flora Anderson).

A BÍBLIA SAGRADA, Antigo e Novo Testamento: Ondas de amor e paz. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1994.

BÍBLIA SAGRADA. Embu: Ave Maria, 1997.

BÍBLIA SAGRADA: Tradução da CNBB. São Paulo: Canção Nova, 10. ed., 2010.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. Rio de Janeiro: Ática, 2000.

______. Do iceberg à Arca de Noé: o nascimento de uma ética planetária. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

CANTARELA, Antônio Geraldo. Adão é brasileiro. São Paulo: Paulinas, 1979.

CNBB. Texto Base – CF 2011. Brasília: CNBB, 2010.

COHN, Norman. Cosmos, caos e o mundo que virá: as origens das crenças no Apocalipse. Trad. Claudio Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

ESTUDOS BÍBLICOS. Petrópolis: Vozes, n. 38, 1993.

GALAZZI, Sandro. Por meio dele o desígnio de Deus há de triunfar. Ribla, Petrópolis, n. 21, 1995, p. 11-21.

RIBLA – Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. Toda a Criação geme. Petrópolis: Vozes, São Leopoldo: Sinodal, n. 21, 1995.

RICHTER REIMER, Ivoni. Terra e água na espiritualidade do movimento de Jesus: contribuições para um mundo globalizado. Goiânia: Ed. da PUC Goiás; São Leopoldo: Oikos, 2010.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

SOARES, P. S. . A “aliança com toda a carne”: perspectivas ecológicas na narrativa do dilúvio. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 133, p. 57–70, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/122. Acesso em: 26 abr. 2024.