A bênção de Javé através da água

Autores

Palavras-chave:

Água, Murmuração, Sustentabilidade, Privatização

Resumo

A água uniu e dividiu os grupos humanos no decorrer da história. No contexto do povo bíblico do Antigo Testamento, a água foi percebida como bênção de Javé, mas também foi motivo de descontentamento e de revolta. Depois de estabelecidos na terra, os hebreus incorporaram na liturgia do seu culto a provisão de água presenteada por Deus. A profecia, algumas vezes, encarou a falta de água como consequência do pecado humano, mas a sua abundância foi festejada como sinal de salvação. Na contemporaneidade, a água continua a ser motivo de dor de cabeça. Ao refletir sobre a sustentabilidade da vida, os participantes da Rio+20 manifestaram preocupação em relação à transformação da água, de dom de Deus em bem privatizado com consequências danosas ao ser humano. O sistema capitalista foi apontado como pernicioso à vida sustentável.

Biografia do Autor

Norberto da Cunha Garin

Doutor em Teologia (EST), Mestre em Teologia (EST), Bacharel em Teologia (UMESP), Licenciado em Filosofia (UPF). Professor e pesquisador no Centro Universitário Metodista – IPA.

Referências

GOTTWALD, Norman K. Introdução socioliterária à Bíblia hebraica. São Paulo: Paulinas, 1988.

PIXLEY, George V. Êxodo. São Paulo: 1987.

NOTH, Martin. Exodus: a commentary. Philadelphia: The Westminster Press, 1962.

DOCUMENTOS FINAIS DA CÚPULA DOS POVOS NA RIO + 20 POR JUSTIÇA

SOCIAL E AMBIENTAL. 22 jun 2012. Disponível em http://cupuladospovos.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Declaracao-final-PORT.pdf. Acesso em 01 jan 2013.

Downloads

Publicado

16/10/2021

Como Citar

GARIN, N. da C. A bênção de Javé através da água. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 118, p. 137–149, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/289. Acesso em: 27 dez. 2024.