“Em que batismo fostes batizados?” (At 19,3): os testemunhos bíblicos do batismo cristão

Autores

  • Antonio Luiz Catelan Ferreira

Palavras-chave:

Batismo

Resumo

Na consciência da Igreja, a figura de João Batista é associada sobretudo ao batismo de Jesus no Jordão e, quase que por consequência, com o batismo cristão. O presente estudo monográfico da figura de João Batista nos oferece ocasião para refletir
sobre o rito cristão que recebeu uma influência direta dele e de seus seguidores. Vamos nos ocupar dos elementos neotestamentários referentes ao batismo. Interessamo-nos aqui pelos resultados da pesquisa exegética às raízes do batismocristão
e as suas características distintivas. E isto em vista da compreensão teológica do mesmo. De saída, é bom estarmos conscientes de que a exegese não encontra unanimidade em torno dessas questões. E isto é motivado sobretudo porque os testemunhos bíblicos contêm elementos pré-literários que testemunham uma prática variada tanto na forma do rito quanto no significado que se atribui a ele. De fato, o único elemento invariável nesses testemunhos é o uso ritual da água.

Referências

BARNIKOL, E. Das Fehlen der Taufe in den Quellenschriften der Apostelgeschichte und in den Urgemeinden der Hebräer und Hellenisten (Wissenschaftliche Zeitschrift der Martin-Luther-Universität, vol. VI). Halle – Wittenberg, 1956-1957, 593-610.

BARTH,G. Die Taufe in frühchristlicher Zeit (Biblisch-Theologische Studien, 4). Neukirchen – Vluyn, 1981.

BEASLEY-MURRAY, G.R. Baptism in the New Testament. Exter, 1972.

BECKER, J. Johannes der Täufer und Jesus von Nazareth (Biblische Studien 63). Neukirchen – Vluyn, 1972.

BOISMARD, M.-E. “La typologie baptismale dans la I Ep. De St. Pierre”. La Vie Spirituelle, 94 (1956), 339-352.

BORNKAMM,G. Der Auferstandene und der Irdische. Mt 28,1-20, in Festschrift R. Bultmann, Zeit und Geschichte. Tübingen, 1964, 171-191.

BROWN, R.E. Jesus and Elisha. Pittsburgh, 1971.

DUPONT, J. “Syneidesis. Aux origins de la notion chrétienne de conscience morale”. Studia Hellenistica, 5 (1948) 119-153.

ELIADE, M., Immagini e simboli. Saggi sul simbolismo magico-religioso. Milano, 1987, p. 135-157.

HAUFE,G. “Taufe und Heiliger Geist im Urchristentum”. Theologische Literaturzeitung, 101 (1976) 561-571.

HOLLENBACH, P.W. “The conversion of Jesus: From Jesus the baptizer to Jesus the healer”, in TEMPORINI, H. – HAASE, W. ed., Aufstieg und Niedergang der römischen Welt.

Geschichte und Kultur Roms im Spiegel der neueren Forschung, Principat. Berlin, 1982, 196-219.

KELLY, J.N.D. I simboli di fede della Chiesa Antica. Nascita, evoluzione, uso del Credo. Bologna, 2009.

KRETSCHMAR, G. “Firmung”. Theologische Realenzyklopädie, 11 (1983) 192-204.

LADARIA, L.F. El Dios vivo y verdadero. El misterio de la Trinidad. Salamanca, 1998.

LUPIERI, E. I mandei. Gli ultimi gnostici. Brescia, 1993.

———. Giovanni Battista fra storia e leggenda. Brescia, 1988.

MAURER, C. Synõida, syneidesis. Grande Lessico del Nuovo Testamento, vol. XIII, 269-326.

MURPHY O’CONNOR, J. “John the Baptist and Jesus: History and Hypotheses”. New Testament Series, 36 (1990) 359-374.

OEPKE, A. Baptô, in Grande Lessico del Nuovo Testamento, vol. II, Brescia, col. 41-90. PEREIRA, F., Paul’s Ephesian Ministry (Acts 18,23-20,1). A Redaction-Critical Study. Except of a doctoral Thesis presented to the Biblical Faculty of the Pontifical Biblical Institute. Roma: Pontificio Istituto Biblico, 1977.

PREISKER, H., “Die Vikariatstaufe 1 Kor 15,29 – ein eschatologischer, nicht sakramentaler Brauch”. Zeitschrift für die NeutestamentlicheWissenschaft und die Kunde der Älteren Kirche, 23 (1924) 298-304.

QUESNEL, M. Baptisés dans l’Esprit. Paris, 1985.

SCHMITT, J. Mandéisme, in Dictionaire de la Bible, Suplément,, vol V. Paris, 1954, col.779-782.

SCHNACKENBURG, R. Das Heilsgeschehen bei der Taufe nach dem Apostel Paulus. Eine Studie zur paulinischen Theologie. München, 1950.

———. “Ephesus: Entwicklung einer Gemeinde von Paulus zu Johannes”. Biblische Zeitschrift, 35 (1991) 41-64.

SCHNELLE, U. Gerechtigkeit und Christusgegenwart. Vortpauliniesche und paulinische Teuftheologie. Tübingen, 1983.

SELWYN, E.G. The First Epistle of St. Peter. London, 1947.

SERENTHÀ, M. Jesus Cristo ontem, hoje e sempre. Ensaio de cristologia. São Paulo, 1986.

THIERING, B.E. “Inner and outer Cleasing at Qumran as a Background toNewTestament Baptism”. New Testament Series, 36 (1990) 266-277.

THOMAS, J. Le mouvement baptiste em Palestine et em Syrie (150 avant Jésus-Crist –300 après Jésus-Crist). Gembloux, 1935.

THYEN, H. Studien zur Sündenvergebung im neuen Testament und seinem alttestamentlichen und jüdischen Voraussetzungen. Göttingen, 1970.

TRILLING, W. El verdadero Israel. La teología de Mateo. Madri, 1974.

Downloads

Publicado

16/11/2021

Como Citar

FERREIRA, A. L. C. . “Em que batismo fostes batizados?” (At 19,3): os testemunhos bíblicos do batismo cristão. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 108, p. 94–106, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/425. Acesso em: 29 mar. 2024.