Convite à liberdade, à felicidade e à fraternidade no livro do Apocalipse

Autores

  • Sílvia Regina Nunes da Rosa Togneri Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, Brasil

Palavras-chave:

Livro do Apocalipse, Deus, Cordeiro, Liberdade, Felicidade, Fraternidade

Resumo

O estudo apresentado neste artigo visa ressaltar aspectos do livro do Apocalipse que nos convidam à liberdade, à felicidade e à fraternidade. Uma tarefa não muito fácil, mas que inicialmente se tornou um desafio, e que durante seu desenvolvimento ajudou a descobrir textos elucidadores a respeito do tema abordado. A liberdade se apresenta no Apocalipse como proposta de Deus para que os seres humanos abandonem as amarras que o impedem de exercer sua vida com a dignidade com que foram criados. Por isso a necessidade de conversão exigida no livro. A felicidade encontra-se especialmente nas sete bem-aventuranças que o livro comunica. E
que deve ser realidade com a nossa efetiva luta para que tal aconteça. Em relação à fraternidade, a partir de alguns textos que nos mostram Deus fraterno, misericordioso e presente junto com o povo. Deus que atua de diversos modos para que a humanidade sinta sua presença. A tenda que Deus arma junto com as pessoas é para nós o indicativo de que também deveremos estar junto com os sofredores e injustiçados.

Biografia do Autor

Sílvia Regina Nunes da Rosa Togneri, Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, Brasil

Mestre em Teologia (Escola Superior de Teologia). Professora da área bíblica no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina e na Faculdade Católica de Santa Catarina.

Referências

ARENS, Eduardo; MATEOS, Manuel Díaz. O Apocalipse, a força da esperança – Estudo, leitura e comentário. Tradução: Mário Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2004.

BÍBLIA de Jerusalém. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2004.

CASALEGNO, Alberto. “E o Cordeiro os vencerá” (Ap 17,14) – Leitura exegético-teológica do livro do Apocalipse. São Paulo: Edições Loyola, 2017.

CORSINI, Eugênio. O Apocalipse de São João – Grande comentário bíblico. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.

KRAYBILL, J. Nelson. Culto e comércio imperiais no Apocalipse de João. Tradução: Barbara Theodo Lambert. São Paulo: Paulinas, 2004.

MAZZAROLO, Isidoro. O Apocalipse, esoterismo, profecia ou resistência. 3 ed. Rio de Janeiro: Mazzarolo, 2010.

MESTERS, Carlos; OROFINO, Francisco. Apocalipse de São João – A teimosia da fé dos pequenos. Petrópolis: Vozes, 2003.

NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Experiência religiosa e crítica social no cristianismo primitivo. São Paulo: Paulinas, 2003.

RICHARD, Pablo. Apocalipse, reconstrução da esperança. Petrópolis: Vozes, 1999.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

TOGNERI, S. R. N. da R. . Convite à liberdade, à felicidade e à fraternidade no livro do Apocalipse. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 138, p. 191–202, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/68. Acesso em: 25 abr. 2024.