Doença, castigo de Deus pelo pecado?
Palavras-chave:
doença, pecado, castigo, teologia da retribuição, cura, misericórdia, perdãoResumo
Doença, castigo de Deus pelo pecado? Este estudo tem o propósito de apresentar os textos bíblicos que deram base a esse modo de pensar. E, a partir deles, comparando-os com outros textos bíblicos e com as atitudes de Jesus de Nazaré, desmistificar a compreensão de Deus como castigador e punidor de pecadores com doenças, exclusão e até a morte. A pergunta dos discípulos de Jesus, em Jo 9,2, serve de base para toda a argumentação desenvolvida. Evidencia o modo como já no Primeiro Testamento a visão de Deus libertador, misericordioso, amoroso e bondoso é apresentada, e, depois, é reforçada por Jesus de Nazaré, que cura, perdoa, liberta e inclui as pessoas consideradas como pecadoras.
Referências
BOOR, Werner de. O Evangelho de João I. Comentário Esperança. Tradução Werner Fuchs. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2002.
GALLAZZI, Sandro. Por uma terra sem mar, sem templo, sem lágrimas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1999.
GARCIA, Paulo Roberto. A memória dos marginalizados. In: Tempo e Presença, n. 229, Abr./1988. São Paulo: CEDI – Centro Ecumênico de Documentação e Informação, 1988.
KONINGS, Johan. Evangelho segundo João. Amor e Fidelidade. São Paulo: Loyola, 2005.
REIMER, Haroldo (org.). Eclesiastes. A sabedoria do viver e conviver. São Leopoldo; CEBI, 2006.
REIMER, Ivoni Richter. Milagre das mãos. Curas e exorcismos de Jesus em seu contexto histórico-cultural. S. Leopoldo: Oikos; Goiânia: Editora UCG, 2008.
________. Doença e cura a partir do Novo Testamento: tradições de libertação e de construção de dignidade. In: UETI, Paulo (Org.). A terapêutica de Jesus. Corpo, poder e fé. S. Leopoldo: CEBI, 2010.
RICHARD, Pablo. Chaves para uma releitura histórica e libertadora. (Quarto Evangelho e Cartas). In: Revista de Interpretação Bíblica Latino- Americana, n. 17, 1994/1.
Petrópolis: Vozes; S. Leopoldo: Sinodal, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.