Doença, castigo de Deus pelo pecado?

Autores

  • Sílvia Regina Nunes da Rosa Togneri Faculdade Católica de Santa Catarina, Brasil

Palavras-chave:

doença, pecado, castigo, teologia da retribuição, cura, misericórdia, perdão

Resumo

Doença, castigo de Deus pelo pecado? Este estudo tem o propósito de apresentar os textos bíblicos que deram base a esse modo de pensar. E, a partir deles, comparando-os com outros textos bíblicos e com as atitudes de Jesus de Nazaré, desmistificar a compreensão de Deus como castigador e punidor de pecadores com doenças, exclusão e até a morte. A pergunta dos discípulos de Jesus, em Jo 9,2, serve de base para toda a argumentação desenvolvida. Evidencia o modo como já no Primeiro Testamento a visão de Deus libertador, misericordioso, amoroso e bondoso é apresentada, e, depois, é reforçada por Jesus de Nazaré, que cura, perdoa, liberta e inclui as pessoas consideradas como pecadoras.

Biografia do Autor

Sílvia Regina Nunes da Rosa Togneri, Faculdade Católica de Santa Catarina, Brasil

Mestre em Teologia (Escola Superior de Teologia). Professora da área bíblica no Centro Universitário - Católica de Santa Catarina e na Faculdade Católica de Santa Catarina.

Referências

BOOR, Werner de. O Evangelho de João I. Comentário Esperança. Tradução Werner Fuchs. Curitiba: Editora Evangélica Esperança, 2002.

GALLAZZI, Sandro. Por uma terra sem mar, sem templo, sem lágrimas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1999.

GARCIA, Paulo Roberto. A memória dos marginalizados. In: Tempo e Presença, n. 229, Abr./1988. São Paulo: CEDI – Centro Ecumênico de Documentação e Informação, 1988.

KONINGS, Johan. Evangelho segundo João. Amor e Fidelidade. São Paulo: Loyola, 2005.

REIMER, Haroldo (org.). Eclesiastes. A sabedoria do viver e conviver. São Leopoldo; CEBI, 2006.

REIMER, Ivoni Richter. Milagre das mãos. Curas e exorcismos de Jesus em seu contexto histórico-cultural. S. Leopoldo: Oikos; Goiânia: Editora UCG, 2008.

________. Doença e cura a partir do Novo Testamento: tradições de libertação e de construção de dignidade. In: UETI, Paulo (Org.). A terapêutica de Jesus. Corpo, poder e fé. S. Leopoldo: CEBI, 2010.

RICHARD, Pablo. Chaves para uma releitura histórica e libertadora. (Quarto Evangelho e Cartas). In: Revista de Interpretação Bíblica Latino- Americana, n. 17, 1994/1.

Petrópolis: Vozes; S. Leopoldo: Sinodal, 1994.

Downloads

Publicado

19/10/2021

Como Citar

TOGNERI, S. R. N. da R. . Doença, castigo de Deus pelo pecado?. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 116, p. 81–87, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/305. Acesso em: 16 abr. 2024.