Saúde, sinal de vida plena: “A tua fé te salvou” (Mc 5,21-43)

Autores

  • Clélia Peretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Palavras-chave:

doença, cura, salvação, saúde, marginalidade

Resumo

Nosso estudo tem por fundamentação teórica os textos bíblicos e objetiva, por meio dos relatos de cura, aprofundar questões relativas ao ser humano, seus sentimentos, vivências e seus vínculos com o grupo e/ou comunidade para reintegrar-se ao mundo real. Na tradição cristã católica, a Igreja é apresentada como comunidade que anuncia, propõe e dá a salvação. É na superação das situações de doença e exclusões que se manifesta a ação salvífica de Deus. Ao anunciar o seu projeto Jesus realiza muitas curas e inclui aquelas pessoas que a sociedade da época excluía. A cura significa sempre uma transformação profunda, uma mudança de vida, pois o doente recuperado não recebe somente a saúde, mas também a salvação. Diante deste estudo, pode-se dizer que é de fundamental importância oferecer um trabalho pastoral, com uma abordagem interdisciplinar, que promova a educação em saúde e o sentido do sofrimento para a população em geral, à luz das experiências bíblicas, e contribua de modo significativo para que estes sujeitos descubram seus valores como seres integrantes da sociedade, ajudando-os no seu processo de reintegração e reinserção social.

Biografia do Autor

Clélia Peretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Doutora em Teologia (Faculdades EST/São Leopoldo). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

BROWN, R.E.; FITZMYER, J.A.; MURPHY, R.E. Novo comentário Bíblico: São Jerônimo. Novo Testamento e artigos sistemáticos. São Paulo: Paulus, 2011.

CZERESNIA, D.; FREITAS, C.M. (org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

FABRIS, R.; MAGGIONI, B. Os Evangelhos (II). São Paulo: Loyola, 1992.

MONASTERIO, R.A.; CARMONA, A.R. Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos. 4. ed. São Paulo: Ave Maria, 2000. (Introdução ao estudo da Bíblia, 6).

PAGOLA, J.A. Jesus: aproximação histórica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

SCHNELLE, U. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2010.

SONTAG, S. AIDS e suas metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

TRONCA, I. As máscaras do medo: leprAids. São Paulo: Unicamp, 2000.

TURIOT, C. Cura. In: Lacoste, J. Dicionário crítico de Teologia. São Paulo: Paulinas, 2004.

VATICANO II. Constituição dogmática Lumen Gentium. In: Vaticano II: mensagens, discursos, documentos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.

VENDRAME, C. A cura dos doentes na Bíblia. São Paulo: Loyola, 2001.

Downloads

Publicado

23/10/2021

Como Citar

PERETTI, C. . Saúde, sinal de vida plena: “A tua fé te salvou” (Mc 5,21-43). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 115, p. 78–90, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/317. Acesso em: 19 abr. 2024.