Saúde, sinal de vida plena: “A tua fé te salvou” (Mc 5,21-43)
Palavras-chave:
doença, cura, salvação, saúde, marginalidadeResumo
Nosso estudo tem por fundamentação teórica os textos bíblicos e objetiva, por meio dos relatos de cura, aprofundar questões relativas ao ser humano, seus sentimentos, vivências e seus vínculos com o grupo e/ou comunidade para reintegrar-se ao mundo real. Na tradição cristã católica, a Igreja é apresentada como comunidade que anuncia, propõe e dá a salvação. É na superação das situações de doença e exclusões que se manifesta a ação salvífica de Deus. Ao anunciar o seu projeto Jesus realiza muitas curas e inclui aquelas pessoas que a sociedade da época excluía. A cura significa sempre uma transformação profunda, uma mudança de vida, pois o doente recuperado não recebe somente a saúde, mas também a salvação. Diante deste estudo, pode-se dizer que é de fundamental importância oferecer um trabalho pastoral, com uma abordagem interdisciplinar, que promova a educação em saúde e o sentido do sofrimento para a população em geral, à luz das experiências bíblicas, e contribua de modo significativo para que estes sujeitos descubram seus valores como seres integrantes da sociedade, ajudando-os no seu processo de reintegração e reinserção social.
Referências
BROWN, R.E.; FITZMYER, J.A.; MURPHY, R.E. Novo comentário Bíblico: São Jerônimo. Novo Testamento e artigos sistemáticos. São Paulo: Paulus, 2011.
CZERESNIA, D.; FREITAS, C.M. (org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões e tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.
FABRIS, R.; MAGGIONI, B. Os Evangelhos (II). São Paulo: Loyola, 1992.
MONASTERIO, R.A.; CARMONA, A.R. Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos. 4. ed. São Paulo: Ave Maria, 2000. (Introdução ao estudo da Bíblia, 6).
PAGOLA, J.A. Jesus: aproximação histórica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
SCHNELLE, U. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2010.
SONTAG, S. AIDS e suas metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
TRONCA, I. As máscaras do medo: leprAids. São Paulo: Unicamp, 2000.
TURIOT, C. Cura. In: Lacoste, J. Dicionário crítico de Teologia. São Paulo: Paulinas, 2004.
VATICANO II. Constituição dogmática Lumen Gentium. In: Vaticano II: mensagens, discursos, documentos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
VENDRAME, C. A cura dos doentes na Bíblia. São Paulo: Loyola, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Clélia Peretti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.