Jesus e a saúde do povo: uma abordagem sociorreligiosa de Mc 1,21-39

Autores

Palavras-chave:

Saúde do povo

Resumo

As narrativas dos evangelhos, baseadas em tradições elaboradas por comunidades primitivas vinculadas a Jerusalém, realçam a atividade pública de Jesus com um caráter marcadamente terapêutico. Assim acontece no Evangelho de Marcos, com a narrativa sobre o início da ação missionária de Jesus (Mc 1,21-39), a qual, submetida à análise literária, neste artigo, leva a um aprofundamento da reflexão sobre a prática de Jesus em prol da saúde de seu povo. E Jesus o faz, não sozinho, mas com um grupo de amigos e amigas, curando as pessoas e promovendo a saúde pública por meio de seu ensinamento prático, voltado para a preservação da vida em plenitude.

Biografia do Autor

João Luiz Correia Júnior, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Professor Titular da Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

BÍBLIADEJERUSALÉM.Nova Edição Revista e Ampliada. São Paulo: Paulus, 2002.

FABRIS, Rinaldo. O Evangelho de Marcos. In: Os Evangelhos (I). São Paulo: Loyola, 1990.

FIORENZA, Elisabeth Schüssler. Caminhos de Sabedoria: uma introdução à interpretação bíblica feminista. São Bernardo do Campo: Nhanduti, 2009.

JEREMIAS, J. Jerusalém no tempo de Jesus: pesquisas de história econômico-social no período neotestamentário. São Paulo: Paulinas, 1983.

MCKENZIE, John L. Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1983.

MARGUERAT, Daniel; BOURQIN, Yvan. Para ler as narrativas bíblicas – Iniciação à análise narrativa. São Paulo: Loyola, 2009.

MYERS, Ched. O Evangelho de São Marcos. São Paulo: Paulinas, 1992.

PAGOLA, José Antonio. Jesus: aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 2010.

SOARES, Sebastião Armando Gameleira; CORREIAJÚNIOR, João Luiz. Evangelho de Marcos – Vol. 1: 1 – 8. Refazer a casa. Petrópolis: Vozes, 2002.

STEGEMANN, EkkehardW.; STEGEMANN,Wolfgang. História social do protocristianismo: os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Paulo: Paulus, 2004.

THEISSEN, Gerd. Sociologia do Movimento de Jesus. Petrópolis: Vozes; São Leopoldo: Sinodal, 1989.

THEISSEN, Gerd; MERZ, Annette. O Jesus histórico: um manual. São Paulo: Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

JÚNIOR, J. L. C. . Jesus e a saúde do povo: uma abordagem sociorreligiosa de Mc 1,21-39. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 111, p. 55–73, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/387. Acesso em: 29 mar. 2024.