Em busca da saúde social com Rute e Noemi

Autores

  • Sílvia Souza

Palavras-chave:

Saúde Social

Resumo

Neste artigo se busca relacionar os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) com as condições do povo de Israel, retratadas no livro de Rute. São estabelecidas relações entre saúde social, situações de morte e condições de vida na população israelita do século V aC. Identificam-se os elementos componentes dos DSS, analisando-os à luz dos conhecimentos solidificados no final do século XX e início do século XXI, objetivando perceber que estes conhecimentos estão, de certo modo, contemplados na trajetória de fé das mulheres da Bíblia (Rute e Noemi) e, portanto, é possível encontrar naquele texto inspiração para os dias de hoje e, em especial, para as redes de mulheres que lutam por políticas eficazes de saúde pública.

Referências

BUSS, Paulo Marchiori. PELLEGRINI FILHO, Alberto. A Saúde e seus Determinantes Sociais. Physis: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17 (1), p. 77-93, 2007.

CAZELLES, Henri. História Política de Israel – Desde as origens até Alexandre Magno. São Paulo: Paulus, 1986.

GASS, Ildo Boh (Org). Uma introdução à Bíblia – Porta de Entrada. São Paulo: Paulus, 2002. São Leopoldo: Cebi, 2002.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus – De Abraão à queda de Jerusalém. Obra Completa. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1990.

MESTERS, Carlos. Como ler o Livro de Rute – Pão, Família, Terra. São Paulo: Paulus, 1981.

NOGUEIRA, Roberto Passos. Saúde da Família, Direitos Sociais e Subsidiariedade.

IPEA – políticas sociais – acompanhamento e análise n. 7, p. 111-116, ago. 2003.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

SOUZA, S. . Em busca da saúde social com Rute e Noemi. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 111, p. 9–16, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/382. Acesso em: 25 abr. 2024.