Pecado e doença na Bíblia: uma relação necessária?

Autores

  • Benedito Gomes Bezerra Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Palavras-chave:

Pecado

Resumo

A doença é uma realidade perturbadora na vida das pessoas e levanta interrogações sobre a sua relação com Deus. Neste texto, a partir do livro de Jó e da narrativa da cura de um cego de nascença, em Jo 9, é aprofundada a relação entre pecado e doença, para a qual a tradicional “doutrina da retribuição” procura dar uma explicação. No livro de Jó encontram-se explicações diferenciadas,
em um texto mais antigo, em prosa, e em um texto inserido posteriormente, em diálogos, em forma poética. O fundamental é a confiança nos desígnios de Deus como aquele que tudo sabe e tudo faz de modo perfeito. Na cura do cego de nascença é posto em evidência que a cura não resulta de algum mérito ou da própria fé, como condição necessária, mas é uma manifestação da gratuidade do amor misericordioso de Deus. 

Biografia do Autor

Benedito Gomes Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

COMBLIN, José. O caminho. São Paulo: Paulus, 2004.

WESTERMANN, Claus. Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1987.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

BEZERRA, B. G. Pecado e doença na Bíblia: uma relação necessária?. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 111, p. 35–44, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/385. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.