Monoteísmo e onipotência divina: inferências do Apocalipse

Autores

  • Uwe Wegner Escola Superior de Teologia, Brasil

Palavras-chave:

onipotência, Apocalipse, adoração, cordeiro

Resumo

Através deste estudo, o autor procura oferecer aos leitores uma definição mais exata da onipotência divina partindo dos elementos da ação de Deus na história, enfocando alguns textos do Novo Testamento, de maneira mais especial os do livro do Apocalipse. A situação extremamente difícil em que se encontravam as comunidades cristãs no final do 1º século exigia posicionamento radical diante do poder despótico exercido pelo Império Romano, legitimado pelo culto ao imperador. Trata-se de uma “luta de deuses”. Quem, afinal, seria o verdadeiro dominador do mundo, aquele cujo poder seria o mais forte? Haveria em Deus e em Cristo um poder maior e mais forte no qual se amparar e confiar?

Biografia do Autor

Uwe Wegner, Escola Superior de Teologia, Brasil

Doutor em Teologia pela Universidade de Tübingen, Alemanha, Especialista em Teologia pela Kirchliche Hochschule Bielefeld. Professor na Escola Superior de Teologia.

Downloads

Publicado

19/10/2021

Como Citar

WEGNER, U. Monoteísmo e onipotência divina: inferências do Apocalipse. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 116, p. 88–100, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/306. Acesso em: 26 abr. 2024.