Rute: símbolo da força feminina
Palavras-chave:
Mulher, Judaísmo, Leitura conflitualResumo
A partir da visão de alguns autores, com destaque para Mesters e Ferreira, construímos um painel da trajetória de Rute, uma mulher pobre, estrangeira e viúva, que por todos esses predicados desfavoráveis parecia condenada à ruína, à marginalização na cultura judaica. Mas Rute se tornou símbolo dos/ das que estão à margem do sistema, mas deixam de lado a posição de vítimas para lutar por seus direitos e acabam por trazer benefícios não só individuais, mas de alcance coletivo, abalando de alguma forma todo o sistema que as exclui e marginaliza. Fizemos uma conceituação genérica do modelo conflitual de leitura bíblica, que foi o modelo que buscamos seguir em nossa análise.
Referências
ALENCAR, Francisco. A terra de Rute: o alimento da humanidade. São Paulo: Salesiana, 2001 (Educar nos valores).
CAVALLETTI, Sofia. Ruth – Esther. Roma: Edizione Paoline, 1983 (Nuovissima Versione Della Bibbia, 12).
FERREIRA, Joel Antônio. Paulo, Jesus e os marginalizados: leitura conflitual do Novo Testamento. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, Ed. América, 2009.
GROCETTI, Giuseppe. Josué, Juízes e Rute. São Paulo: Paulinas, 1985.
MESTERS, Carlos. Rute, uma história da Bíblia: pão, família, terra, quem vai por aí não erra. São Paulo: Paulinas, 1985.
______. Como ler o livro de Rute: pão, família, terra. São Paulo: Paulinas, 1991.
______. Rute. Petrópolis: Vozes, 1986.
OCAÑA, Martin. A eficácia da graça diante da eficiência do mercado: uma leitura do livro de Rute. In: ORTEGA, Ofelia. Graça e ética: o desafio da ética em nossas eclesiologias. Tradução: Roseli Shrader Giese. São Leopoldo: Sinodal/CLAI, 2007.
SLOYAN, Gerard. Rut y Tobias. Tradução: José Maria Ruiz. Espanha: Editorial Sal Terrae, 1970 (Conoce La Biblia: Antiguo Testamento).
SIQUEIRA, Tércio Machado de. O livro de Rute. Disponível em: . Acesso em: 12/03/2012.
TEIXEIRA, Eduardo (Ed.). Mulheres: Eva, Débora, Maria, Rute, Madalena, Ester, Ana, Sara, Agar. São Paulo: Ed. Abril, 2005 (Grandes Heróis Bíblicos).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Aparecida de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.