Gálatas: Discurso e realidade: elementos de uma leitura conflitual
Palavras-chave:
Etnia, Circuncisão, Gênero, Império Romano, LiberdadeResumo
A Carta aos Gálatas, de autoria paulina, aborda uma problemática urgente e definitiva para as primeiras comunidades cristãs. Gerado no ventre judaico, o segmento de Jesus tinha que optar pela sua autonomia ou pela vinculação ao judaísmo oficial. Desligando-se da matriz que o gerou, corria o sério risco de perder os privilégios político-sociais que o cercariam e, mais ainda, colocar-se sob o signo da ameaça imperial. Entre Israel e Jesus estava Roma. Paulo, nessa missiva, assume a causa da liberdade definitiva, quebrando os paradigmaschave que porventura prendiam o movimento de Jesus à sua matriz judaica. Sem os grilhões da circuncisão, sem a lei do puro/impuro, sem a vigilância da Torá deveriam os cristãos caminhar na dispensação da graça. Tal liberdade, em Paulo, ganha impulso universalista: no novo Reino não perduram classificações de gênero e etnia, mas todos são iguais perante Deus.
Referências
FERREIRA, Joel Antônio. Gálatas, a epístola da abertura de fronteiras. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
_______. Paulo, Jesus e os marginalizados: Leitura conflitual do Novo Testamento. Goiânia: Ed. da PUC Goiás Editora América 2009
GARCIA, Miguel Salvador. Carta aos Gálatas. In: Comentário ao Novo Testamento, vol. III. São Paulo: Ave-Maria, 2006.
GIAVINI, Giovanni. Gálatas: liberdade e lei na Igreja. Trad. José Maria de Almeida. São Paulo: Paulinas, 1987 (Pequeno Comentário Bíblico do NT).
JOHNSON, Paul. História do Cristianismo. Trad. Cristiana de Assis Serra. Rio de Janeiro: Imago, 2001.
MÍGUEZ, Nestor O. La Carta de Pablo a los Gálatas: cuando la libertad no es (neo) liberalismo. Buenos Aires: ISEDET, 2002.
REIMER, Ivoni Richter. Patriarcado e economia política: o jeito romano de organizar a casa. In: REIMER, Ivoni Richter (org.). Economia no mundo bíblico: enfoques sociais, históricos e teológicos. São Leopoldo: CEBI; Sinodal, 2006, p. 72-97.
ROPS, Daniel. História da Igreja de Cristo: vol. I: a Igreja dos Apóstolos e dos Mártires. Trad. Eduardo Pinheiro. Porto: Livraria Tavares Martins, 1956.
MALINA, Bruce J. O evangelho social de Jesus: o reino de Deus em perspectiva mediterrânea. Tradução de Luiz Alexandre Solano Rossi. São Paulo: Paulus, 2004.
TAMEZ, Elsa. As mulheres no movimento de Jesus, o Cristo. Tradução de Beatriz Affonso Neves. São Leopoldo: Sinodal, 2004.
_______. Contra toda condenação: a justificação pela fé, partindo dos excluídos. São Paulo: Paulus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior, Roberto Francisco de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.