Gálatas: Discurso e realidade: elementos de uma leitura conflitual

Autores

  • Clodoaldo Moreira dos Santos Júnior
  • Roberto Francisco de Oliveira

Palavras-chave:

Etnia, Circuncisão, Gênero, Império Romano, Liberdade

Resumo

A Carta aos Gálatas, de autoria paulina, aborda uma problemática urgente e definitiva para as primeiras comunidades cristãs. Gerado no ventre judaico, o segmento de Jesus tinha que optar pela sua autonomia ou pela vinculação ao judaísmo oficial. Desligando-se da matriz que o gerou, corria o sério risco de perder os privilégios político-sociais que o cercariam e, mais ainda, colocar-se sob o signo da ameaça imperial. Entre Israel e Jesus estava Roma. Paulo, nessa missiva, assume a causa da liberdade definitiva, quebrando os paradigmaschave que porventura prendiam o movimento de Jesus à sua matriz judaica. Sem os grilhões da circuncisão, sem a lei do puro/impuro, sem a vigilância da Torá deveriam os cristãos caminhar na dispensação da graça. Tal liberdade, em Paulo, ganha impulso universalista: no novo Reino não perduram classificações de gênero e etnia, mas todos são iguais perante Deus.

Referências

FERREIRA, Joel Antônio. Gálatas, a epístola da abertura de fronteiras. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

_______. Paulo, Jesus e os marginalizados: Leitura conflitual do Novo Testamento. Goiânia: Ed. da PUC Goiás Editora América 2009

GARCIA, Miguel Salvador. Carta aos Gálatas. In: Comentário ao Novo Testamento, vol. III. São Paulo: Ave-Maria, 2006.

GIAVINI, Giovanni. Gálatas: liberdade e lei na Igreja. Trad. José Maria de Almeida. São Paulo: Paulinas, 1987 (Pequeno Comentário Bíblico do NT).

JOHNSON, Paul. História do Cristianismo. Trad. Cristiana de Assis Serra. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

MÍGUEZ, Nestor O. La Carta de Pablo a los Gálatas: cuando la libertad no es (neo) liberalismo. Buenos Aires: ISEDET, 2002.

REIMER, Ivoni Richter. Patriarcado e economia política: o jeito romano de organizar a casa. In: REIMER, Ivoni Richter (org.). Economia no mundo bíblico: enfoques sociais, históricos e teológicos. São Leopoldo: CEBI; Sinodal, 2006, p. 72-97.

ROPS, Daniel. História da Igreja de Cristo: vol. I: a Igreja dos Apóstolos e dos Mártires. Trad. Eduardo Pinheiro. Porto: Livraria Tavares Martins, 1956.

MALINA, Bruce J. O evangelho social de Jesus: o reino de Deus em perspectiva mediterrânea. Tradução de Luiz Alexandre Solano Rossi. São Paulo: Paulus, 2004.

TAMEZ, Elsa. As mulheres no movimento de Jesus, o Cristo. Tradução de Beatriz Affonso Neves. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

_______. Contra toda condenação: a justificação pela fé, partindo dos excluídos. São Paulo: Paulus, 1995.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

JÚNIOR, C. M. dos S.; DE OLIVEIRA, R. F. . Gálatas: Discurso e realidade: elementos de uma leitura conflitual. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 114, p. 75–86, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/341. Acesso em: 26 abr. 2024.