A interpretação da Bíblia e a leitura fundamentalista: literatura segundo o Magistério Católico desde o Concílio Vaticano II

Autores

Palavras-chave:

Bíblia, hermenêutica, gênero literário, Vaticano Ii, Dei Verbum, fundamentalismo

Resumo

Este artigo, partindo de uma preocupação prática pastoral, bem como levando em conta o diálogo que se realizou no Concílio Vaticano II entre a Igreja Católica e a razão moderna e a hermenêutica pós-moderna, apresenta brevemente as linhas mestras do magistério católico a respeito da interpretação da Bíblia e da sua leitura fundamentalista ou literalista, tendo por base a Constituição Dogmática Dei Verbum sobre a Revelação Divina e o documento da Pontifícia Comissão Bíblica A Interpretação da Bíblia na Igreja.

Biografia do Autor

Klaus da Silva Raupp, Instituto Teológico de Santa Catarina, Brasil

Mestre em Teologia (área de concentração: teologia sistemática) pela PUCRS. Bacharel em Direito pela UFSC, Bacharel em Administração pela ESAG/UDESC. Professor de Teologia (ITESC e PUCPR/FLN) e palestrante em matéria tributária e na área teológica.

Referências

CASTRO, F.C. Para ler a Bíblia. Aparecida: Santuário, 1989.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Dogmática Dei Verbum sobre a Revelação Divina. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html. Acesso em: 18 de

ago. de 2012.

CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Pastoral Gaudium et Spes sobre a Igreja no mundo atual. Disponível em: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html.

Acesso em: 18 de ago. de 2012.

LYOTARD, J.F. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. A Interpretação da Bíblia na Igreja. Disponível em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/pcb_documents/rc_con_cfaith_doc_19930415_interpretazione_po.html. Acesso em: 18 de ago. de 2012.

SOTER (Org.). Deus e Vida: Desafios, Alternativas e o Futuro da América Latina e do Caribe. São Paulo: Paulinas, 2008.

CARBONE, V. Il Concilio Vaticano II: luce per la Chiesa e per il mondo moderno. Disponível em: <http://www.vatican.va/jubilee_2000/magazine/documents/ju_mag_01051997_p-21_it.html>. Acesso em: 18 de ago. de 2012.

Downloads

Publicado

19/10/2021

Como Citar

RAUPP, K. da S. . A interpretação da Bíblia e a leitura fundamentalista: literatura segundo o Magistério Católico desde o Concílio Vaticano II. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 116, p. 101–111, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/307. Acesso em: 26 abr. 2024.